O bicicletário do Parque Princesa do Vale foi inaugurado em agosto do ano passado. Nesta semana, foi registrado o primeiro furto de bicicleta no local. O projeto disponibiliza para a população sete aparelhos para serem utilizados dentro do perímetro do parque. A retirada é gratuita, mediante cadastro junto à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).
A primeira ocorrência de furto, registrada nessa quarta-feira, alerta o Executivo. Apesar de ter sido flagrado pelas câmeras de monitoramento do parque, o criminoso ainda não foi identificado e a bicicleta, até o fechamento desta edição, não foi recuperada.
De acordo com o secretário da Smel, Júlio Saldanha, o governo fez o registro de Boletim de Ocorrência. Questionado sobre medidas de segurança, ele reforça a importância dos dispositivos já aplicados hoje. “No bibicletário elas ficam chaveadas, sendo liberadas quando o usuário solicita ao vigia que atua no parque, local que dispõe também de câmeras de vigilância. Isso vem sendo feito desde que iniciou o programa.”
Ele também confirma ter sido o primeiro furto desde a implantação do projeto. Ainda de acordo com o secretário, a administração municipal, além de cuidar da segurança dos aparelhos, também investe na manutenção das bicicletas. Saldanha garante, porém, que não houve danos significativos desde agosto do ano passado. “Não houve danos às bicicletas. Ocorrem apenas ajustes. Manutenção pela utilização das bicicletas”, reforça.
Projeto inovador
O programa Bike no Parque tem mais de mil pessoas cadastradas, e ainda recebe novos cadastros. Idealizado pela Smel e pelo vereador do PP, João Braun, disponibiliza, gratuitamente, sete bicicletas. São quatro adultas, três infantis e ainda existem cadeirinhas de passeio para crianças. Ontem à tarde, porém, duas estavam com os pneus traseiros vazios. O uso se restringe à área do parque.
As bicicletas foram doadas por três empresas apoiadoras, identificadas nos aparelhos e no bicicletário pelo logotipo. Podem ser utilizadas durante o horário de funcionamento do parque, das 5h30min às 23h30min. São cedidas por 60 minutos para cada usuário, mas pode ocorrer a renovação do período casa não tenham outros interessados no momento.
Para utilizá-las, é necessário inicialmente realizar um pré-cadastro. Pode ser feito pessoalmente na Smel, na rua Ernesto Alves, 597, no centro, ou solicitar e enviar a ficha pelos smel1@estrela.rs.gov.br e smel.esportes@estrela.rs.gov.br, ou mesmo pela fanpage da Smel. Mais informações pelo 3981-1067.
Novos bicicletários
Idealizador da proposta, Braun fala das expectativas geradas no início e das propostas de ampliar o programa. “Tínhamos medo de furtos. Mas foi só esse. E a indignação da população é geral.” Segundo ele, a União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela trabalha para instalar bicicletários em pelo menos dois locais do município nos próximos meses.
O vereador antecipa os próximos locais que serão sugeridos ao governo e às comunidades. “Boa União e Auxiliadora seriam os primeiros a receber.” Entretanto, ele alerta para a questão da segurança. “A dificuldade é ter formas seguras para esse programa fora do parque. Alguém para liberar as bicicletas”, justifica.
Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br