Menos de uma semana após o grave acidente envolvendo seis veículos que resultou na morte de Eliane Lawall, outra colisão com morte aconteceu no trecho da ERS-130 do município.
Ontem, um motociclista de 43 anos morreu ao colidir contra um caminhão no Km 77 da rodovia, próximo à fábrica da Vonpar. O caso aconteceu por volta das 15h. Raul Frigo Ferreira seguia com uma motocicleta CG150cc no sentido Arroio do Meio-Lajeado, quando colidiu contra a lateral de uma carreta com placas de Passo Fundo que tentava ingressar na rodovia.
Frigo morreu no loca. Natural da Argentina, ele morava em Capitão, onde trabalhava em uma granja. O corpo foi encaminhado ao DML de Lajeado.
O local onde aconteceu o acidente é considerado um dos pontos mais perigosos da rodovia. Melhorias no trecho são reivindicadas desde 2014 pelo Codevat. Em 2016, líderes do município participaram de reunião com representantes do governo do Estado para tentar viabilizar obras para o trecho.
Conforme moradores, os problemas se agravaram faz cerca de dois anos, com o aumento do fluxo de caminhões devido à mudança no estacionamento da BRF. Na época, entre as possibilidades levantadas, estavam a instalação de redutores, lombadas eletrônicas e melhorias na sinalização.
Menos de uma semana
Na quinta-feira da semana passada, um acidente envolvendo quatro caminhões, um carro e uma moto provocou a morte da servidora de Lajeado Eliane Lawall. A colisão aconteceu por volta das 6h45min, no km 90 da ERS-130.
Na ocasião, uma carreta com placas de Canoas seguia no sentido Arroio do Meio-Encantado quando invadiu a pista contrária e bateu contra os demais veículos, que seguiam no sentido oposto.
O primeiro atingido foi um caminhão. Em seguida, o automóvel Siena dirigido por Eliane Lawall. O carro foi prensado contra outro caminhão, e Eliane morreu no local. Na sequência, uma moto e um quarto caminhão também colidiram contra a mesma carreta. O motorista do caminhão que ocasionou o acidente e o motociclista ficaram feridos.
Discussão na CIC-VT
A duplicação da ERS-130 voltou à discussão na semana passada, em reunião entre o presidente da Amvat, Marcelo Caumo, e a diretoria da CIC-VT.
O presidente da CIC-VT, Pedro Barth, ressaltou a preocupação com o fluxo intenso no trecho. De acordo com a presidente do Codevat, Cíntia Agostini, na época do estudo, ficou constatado o fluxo diário de 26 mil veículos, enquanto a recomendação de duplicar uma rodovia ocorre a partir de um fluxo de nove mil veículos. “Estamos muito acima”, alertou.
Segundo ela, no fim do ano passado, a EGR sinalizou a possibilidade de fazer alargamentos pontuais em alguns trechos.Para Cíntia, seria uma medida paliativa.
A CIC-VT e a Amvat marcaram uma reunião com a EGR e a Secretaria dos Transportes do Estado para tratar o tema. O encontro será no dia 3 de maio, em Porto Alegre. As entidades elaboram um dossiê para entregar às autoridades estaduais.