A partir de agora, todas as forças de Segurança do Vale do Taquari contam com um novo estande de tiro para treinamento. Com espaço de mais de 15 metros de comprimento por 5,5 metros de largura, o local, que funciona no prédio da Delegacia da Polícia Civil, foi inaugurado nessa sexta-feira.
Os primeiros disparos foram estreados pela pistola do chefe de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul, delegado Emerson Wendt, que participou da cerimônia.
Considerada um dos mais modernos do estado, a reforma do novo estande de tiro teve investimento de cerca de R$ 19 mil, conforme o delegado regional Miguel Mendes.
Os recursos contaram com verba do Ministério Público (MP) da Comarca de Encantado, doações espontâneas da Associação Lajeadense-Pró-Segurança Pública (Alsepro) e Polícia Civil.
“Os recursos vindos do MP vieram principalmente da área ambiental, de empresas que foram multadas e necessitam de ajustes”, explica Mendes. Segundo ele, a expectativa da Polícia Civil é utilizar o estande de tiros, pelo menos, uma vez por mês para garantir o treinamento e o aprimoramento das técnicas dos agentes. “Mas isso depende de munições fornecidas para o Estado, que, no momento, ainda é limitado. Vamos procurar parcerias para conseguirmos isso”, diz.
A reforma
Feito em 1992, o estande de tiro foi reformado nos últimos oito meses. “A gente fazia no tempo de folga e de acordo com o dinheiro liberado”, conta o delegado Paulinho Cavalheiro, que trabalhou na construção do local. Ele recebeu homenagem especial da Polícia Civil pelo empenho na obra.
Com a reforma no estande de tiro, agora, é possível o treinamento com exercícios com baixa luminosidade, disparos em pista de stress, exercício de combate em ambiente confinado e treinamento com entradas táticas.
O objetivo do local é aproximar os agentes públicos da realidade enfrentada no cotidiano.
“O estande de tiro não se destina só à Polícia Civil. Todos atiradores habilitados podem exercer o treinamento em nosso espaço”, conta o delegado Mendes.
Integração
Wendt parabenizou o empenho na integração de forças de segurança com a comunidade para a reforma do novo estande. “Quem ganha com esse espírito de união é a sociedade”, diz.
O promotor da Comarca de Encantando, André Prediger, foi um dos homenageados pelo empenho na obra. Ele viabilizou o repasse de parte dos recursos públicos. “Não fiz mais do que minha obrigação”, agradece. “Acredito nas soluções caseiras. Se esperarmos algo vir de cima, pode não chegar. É o esforço feito na nossa aldeia que vai trazer os melhores resultados”, esclarece.
Cristiano Duarte: cristiano@jornalahora.inf.br