Neste sábado, a partir das 9h, o Clube Tiro e Caça realiza o Dia do Futebol, com atividades para toda a família. Na programação, exposição de camisetas, troca de figurinhas do Álbum da Copa e rodada da Copa CTC/Construtora Diamond de Minifutebol.
O Encontro Estadual de Colecionadores de Camisetas reunirá dezenas de apaixonados por esporte. Haverá exposição, troca e venda de camisetas de futebol. Um dos participantes confirmados, Flávio Richter, 43, tem um acervo com mais de duas mil peças. Por ele já passaram camisetas usadas por Pelé, Maradona, Zico, Gerrard e Seedorf.
Colorado, Richter nasceu na época do “super Inter”, como ele fala. “Nasci na década de 1970 numa família de colorados. As camisas como coleção surgiram em 2005, com a boa campanha no Brasileirão e a volta do orgulho vermelho.”
Com a atenção voltada para os uniformes, apaixonou-se pela possibilidade de colecionar camisas. Hoje tem coleção própria e também o bazar no qual comercializa as camisas, cerca de duas mil. Das peças raras, destaca duas. “Tenho uma camisa usada pelo maior artilheiro da história do Inter, Carlitos. Também uma usada por Alex na final do Mundial de 2006 contra o Barcelona.”
Richter não consegue mensurar o valor total do acervo. A mais cara à venda é a usada pelo goleiro Paulo Victor na final da Libertadores de 2017. “Já tive camisas do Maradona e do Pelé. Os valores geralmente giram em torno da raridade da peça.”
Acervo Alviazul
Giovani Marasca, 25, será outro expositor. Tem mais de 30 camisetas do Lajeadense. “Sempre fui um apaixonado por futebol. E, mesmo de longe, sempre acompanhei o Lajeadense. Colecionei camisas de futebol, mas nos últimos anos intensifiquei o garimpo pelas do Alviazul”, conta.
No acervo, há exemplares raros. Afirma que já investiu uma quantia alta. “Consigo as camisas com amigos colecionadores e com ex-atletas. Minha primeira camisa eu comprei em 2012, hoje tenho cerca de 30.”
Tem um carinho especial por dois exemplares da década de 1980. “Tenho uma camisa que eu nunca vi igual. E outra que vi apenas um exemplar do mesmo tipo, à venda por R$ 800.”
O pessoal do Quintino Futebol Pub, o primeiro bar temático de futebol da Serra gaúcha, também participará do evento.
Torneio CTC/Subway
Na quadra
O fim de semana não será só de futebol no clube. O tênis está representado pelo Torneio Interno de Simples CTC/Subway de Tênis.
Os sócios disputam as melhores colocações nas 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª classes masculinas e classe feminina. No domingo pela manhã, as crianças participam do festival infantil.
O evento angaria agasalhos para entidade beneficente de Lajeado.
Abertas também as inscrições para a Copa CTC de Tênis de Mesa 2018. A competição será realizada no dia 19 de maio, a partir das 13h30min.
Os sócios interessados devem se inscrever no Departamento de Esportes e Lazer, pelo 3726 4980 ou esporte@ctclajeado.com.br. A disputa será nas categorias força livre (acima de 15 anos) e infantil (8 a 14 anos).
Copa CTC/Construtora Diamond
A programação também será especial na Copa CTC/Construtora Diamond. As partidas das três divisões ocorrem entre 9h e 14h.
Entre os confrontos aguardados, estão Dream Team versus Borussia e Supérfluos versus Aliança. Todos entre os melhores classificados da primeira divisão. A segundona terá o embate entre o segundo colocado Ghost e o terceiro, Four.
Pela terceira divisão, Amnésia e Galera prometem fazer uma grande partida.
Caetano Pretto: caetano@jornalahora.inf.br