Festival folclórico infantil reúne mais de 500 pessoas

Arroio do Meio

Festival folclórico infantil reúne mais de 500 pessoas

Programação comemorou os 35 anos do grupo de danças Helmuth Kuhn

Por

Festival folclórico infantil reúne mais de 500 pessoas
Arroio do Meio

Muita música e dança alemã movimentaram a cidade no sábado, 14, durante o 3º Festival Folclórico Infantil. Dez grupos de várias cidades do estado participaram do evento.

O objetivo da programação foi valorizar e preservar a cultura alemã e retribuir a acolhida dos grupos de outras cidades que também realizam festivais. Além disso, o evento abriu as comemorações dos 35 anos do grupo de danças Helmuth Kuhn.

Cerca de 500 pessoas prestigiaram o festival, entre dançarinos e familiares. A família de Mathias Mallmann Quinot, 13, do bairro São Caetano, também compareceu. Ele participa do grupo faz seis anos.

“Antes de começar a participar da dança, era muito agitado. Foi algo que ele gostou e se sente bem e também fez várias amizades.”, comenta a mãe Eliane Andreia Mallmann, 37.

Para Mathias, o festival foi um momento de encontro. “Eu gostei, teve brincadeiras, danças e integração”, diz.

Grupos participantes

Sonnenschein (Nova Petrópolis), Kirchlenburg (Igrejinha), Volkstanzgruppe Von Kappesberg (Salvador do Sul), Noi Vinn – Escola Nova Vienna (Lajeado), Frölicher Kreis (Santa Clara do Sul), Associação Artístico Cultural (Teutônia), Centro Cultural Morgenstern (Colinas), Associação Cultural de Imigrante Sonnenlicht (Imigrante), Grüner Jäger Volkstazgruppe (Venâncio Aires) e Grupo Folclórico Alemão Frohsinn (Arroio do Meio).

Eliane incentiva o filho Mathias a participar do grupo Helmuth Kuhn

Eliane incentiva o filho Mathias a participar do grupo Helmuth Kuhn

A cultura alemã

A programação iniciou pela manhã. Houve desfile pela rua Dr. João Carlos Machado até a Igreja Matriz. Todos os grupos desfilaram a pé, cada um evidenciando o seu estandarte, sendo conduzidos pelo carro de som com músicas de bandinha alemã.

Na sequência uma carreata teve como destino o Sport Club Sete de Setembro no bairro São Caetano, onde ocorreu o restante da programação. Cada grupo apresentou danças típicas e também participou do festival de ritmos, com direito à valsa, bandinha, rock e música gauchesca. Cada grupo teve representantes e no final foi escolhido o melhor de cada ritmo.

As coordenadoras do encontro, Magda Fabiana Kaufmann e Fabiane Petry, enaltecem o sucesso do evento. “O festival superou as expectativas. E esse resultado se deve às pessoas que apoiam, trabalham e planejam tudo com muito carinho”, comenta Magda.

“Ver os grupos visitantes participando de toda a programação é a prova que o evento foi um sucesso”, acrescenta Fabiane.

Próximo festival

O município sedia o Festival Folclórico Adulto no dia 29 de setembro. Diversos grupos de várias cidades do estado participam. Entre as atrações, a Banda do Barril, banda oficial da Oktberfest de Blumenau (SC).

Helmuth Kuhn

A história do grupo inicia em 1963, quando Helmuth Kuhn tinha um sonho: formar um grupo de danças em Arroio do Meio. Porém, o grupo se desfez logo em seguida.

Em 1983, uma nova tentativa deu certo. Mal sabia Kuhn que seria a última participação, pois o grupo iniciou em março e em agosto ele morreu.

Os integrantes daquela época levaram seu legado adiante. Hoje o grupo Helmuth Kuhn é um nome forte para a comunidade de Arroio do Meio e para a cultura alemã.

Tem 192 integrantes ativos dedicados à dança e ao cultivo dessa tradição. São sete categorias, desde infantil até adulta.

Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais