A atleta Jaque Weber, de Teutônia, participou de duas etapas do Circuito Sul-Americano de Atletismo, realizadas entre os dias 13 e 17 em Santiago, no Chile. No sábado, ela venceu os 1500m, da 38ª edição do mais tradicional GP Sul Americano, o torneio Orlando Guaita.
Com o tempo de 4min27, Jaque superou adversárias chilenas, brasileiras, colombianas e equatorianas. “Essa conquista foi uma realização. O evento tem uma organização fantástica, um bom nível técnico e uma excelente presença de público.”
Na segunda-feira, ela sagrou-se vice-campeã nos 800m. Foi superada apenas por uma atleta equatoriana, com a marca de 2min06seg. “Os 800m são minha prova preferida. Estamos em uma boa crescente e sei que ainda podemos evoluir bastante nesta distância em âmbito nacional e internacional.”
Para o treinador Fabiano Peçanha, o resultado deve ser muito comemorado, porque vencer esse torneio é um feito que qualquer atleta sul-americano quer no currículo. “A atleta segue na liderança do ranking nacional na prova de 800m e vice nos 1500m.”
O calendário de competições é extenso, adianta. Além das outras etapas do Circuito Sul-Americano, Jaque projeta competições na Europa, a fim de competir ao lado da elite mundial e melhorar as marcas.
Ezequiel Neitzke: ezequiel@jornalahora.inf.br