O governo recebeu o termo de adesão ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS). Lançado em abril do ano passado, o programa tem o objetivo de fortalecer o combate à criminalidade e à violência no RS por meio do trabalho conjunto entre municípios e Estado.
O termo de cooperação foi assinado pelo prefeito Adroaldo Conzatti em dezembro de 2017, em solenidade no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Como funciona o SIM
O SIM/RS está baseado na troca de informações entre os órgãos de segurança pública, com o compartilhamento de bancos de dados e a abertura de canais interinstitucionais permanentes de comunicação. A parceria fortalecerá os setores de inteligência dos órgãos envolvidos.
A integração dos sistemas tecnológicos é um dos carros-chefe do projeto. As instituições que assinam o termo de cooperação são interligadas ao Centro de Comando e Controle Integrado (CICC) e aos Centros Operacionais de Segurança Pública (CIOSPS) já existentes nas regiões ou municípios, agregando as tecnologias para o acompanhamento em tempo real de ações, eventos e incidentes.