Dois casos de assassinato foram registrados ontem. Um em Lajeado. Outro em Estrela. Na semana passada, furtos em residências e de carros se repetiram em Lajeado. Em Fazenda Vilanova, o posto de saúde – único da cidade – foi arrombado. Assaltos a bancos – incomuns há poucos anos – viraram hábito. A natureza e o número de crimes se multiplicam por todas as cidades da região.
E o pior, cada vez em maior número e frequência. Uma das maiores queixas dos gaúchos está justamente no aumento da insegurança nos últimos anos. O avanço da criminalidade, especialmente para as cidades do interior, como o Vale do Taquari, muda a rotina, impacta o convívio social e exige mais e melhores investimentos do setor público.
Frente à incapacidade do Estado em reagir à violência crescente, gestores municipais e a própria sociedade civil buscam saídas. Ainda que a área seja de responsabilidade dos governos estadual e federal, prefeitos da região assumem um protagonismo elogiável. A instalação de sistemas integrados de câmeras de vídeo surge como alento para barrar a desfaçatez e o destemor da bandidagem.
[bloco 1]
Estrela deu o pontapé inicial ontem. Em 90 dias, terá 24 câmeras espalhadas pelos principais pontos da cidade. Com tecnologia de ponta, os equipamentos já se consolidaram como ferramentas úteis no combate à criminalidade.
O modelo tende a ser multiplicado para outros municípios. Ao menos essa é a ideia do prefeito de Lajeado, e presidente da Amvat, Marcelo Caumo. Ele sugere implantar o sistema por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde, o Consisa. Dessa maneira, permitiria uma interligação de todos os equipamentos, que poderão “conversar” entre si.
Seria precipitado afirmar que a instalação de câmeras de vídeo nas cidades seja o prenúncio de queda nos índices de violência. Ainda assim, é uma resposta concreta das autoridades públicas, capaz de intimidar as práticas criminosas. Já está consolidado mundo afora que a tecnologia oferece recursos relevantes para oferecer mais segurança aos cidadãos. O sistema de câmeras de monitoramento ora proposto é um exemplo material.
Editorial
Resposta ao crime
Dois casos de assassinato foram registrados ontem. Um em Lajeado. Outro em Estrela. Na semana passada, furtos em residências e de carros se repetiram em Lajeado. Em Fazenda Vilanova, o posto de saúde – único da cidade – foi arrombado.…