Após quatro dias de festa, a 5ª Paverama Fest encerrou nesse domingo, 15, com a circulação de mais de dez mil pessoas. O evento movimentou a cidade e atraiu público de municípios vizinhos, com uma programação repleta de apresentações artísticas, destaques gastronômicos, feira comercial, industrial, agropecuária e de serviços. As atividades celebraram os 30 anos de Paverama.
A comissão organizadora trabalha nesta semana no fechamento das contas da festa, incluindo o balanço das vendas de ingressos, produtos e negócios fechados. Conforme o produtor Lucas Horn, entre os destaques da programação estiveram os shows de Cesar Menotti e Fabiano e de Thomas Machado (vencedor do The Voice Kids 2017). Ele ressalta também o engajamento da comunidade local na organização das atividades.
Após hiato de oito anos, a quinta edição da Paverama Fest foi realizada pelo Grupo de Danças Folclóricas Origens, com apoio da administração municipal.
A abertura da programação foi marcada por reunião da Amvat e a inauguração do centro administrativo da cidade. Encontro de gaiteiros, conjuntos tradicionalistas, baile da terceira idade e almoços servidos pelo CTG Estância do Siqueira também integraram a festa. O público prestigiou mais de 15 atrações musicais na arena de shows e no palco alternativo.
Desfile mobiliza comunidades
Momento especial da programação foi a manhã de domingo, quando ocorreu o desfile temático que mobilizou mais de mil pessoas, de 11 localidades diferentes. Com o tema “Quem vive Paverama conta sua história”, associações, entidades e escolas percorreram ruas centrais da cidade com alegorias, fantasias e cartazes, com o propósito de resgatar a trajetória da emancipação político-administrativa do município.
Moradora do centro, a aposentada Dalgéria de Souza Reckziegel considera o desfile temático uma forma de integrar as famílias, valorizando a população do interior. Segundo ela, trata-se de uma forma de dar visibilidade às comunidades mais distantes. “Eles ficam muito contentes e com orgulho de suas localidades ao desfilar”, avalia.
Galeria de fotos
A professora Verani Sippel percebe a atividade como uma maneira de representar a cultura. As origens das localidades, os primeiros habitantes, costumes, entidades, escolas, clubes e atividades econômicas são elementos enaltecidos durante o desfile. “É o amor pela terra que se tenta cultivar, resgatando a autoestima do povo nessa passagem dos 30 anos”, diz.
Danício Schaurich participou do desfile representando a comunidade da Linha Brasil. Segundo ele, o objetivo da atividade é promover a cultura local para os visitantes. “Paverama hoje tem a característica de ser um lugar que preserva valores importantes na vida das pessoas. Aqui ainda se consegue viver tranquilamente”, ressalta.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br