Um dos cartões-postais do município passa por um processo de restauração. O Museu Henrique Üebel, que integra o complexo do Centro Administrativo, conta com um rico acervo de móveis e objetos antigos, inclusive muitos itens que remetem à época de colonização do município e que estavam com avarias.
Um dos principais problemas que afetou muitos móveis foi o cupim, que já foi combatido. O piso de madeira do forro teve que ser retirado, pois também estava comprometido em função do cupim. “Com essa reestruturação, queremos reorganizar a disposição dos móveis e objetos, que antes estavam amontoados. Após restaurarmos todo o museu, também realizaremos um levantamento patrimonial de todos os itens que compõem o acervo”, frisa Rosana Schneider Rührwiem, secretária de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer.
A restauração está sendo feita por servidores da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer. A intenção é concluir o processo restaurativo até o dia 18 de maio, quando se comemora o Dia do Museu. Até a data, o museu permanece fechado para visitação.
Doações da comunidade
Muitos móveis e objetos do acervo foram doados pela comunidade. E novas doações podem ser feitas, especialmente de um armário antigo de cozinha, além de um colchão antigo (de tecido listrado, usado também em antigas sacolas de compras colocadas no ombro). Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, pelo 3762-7775.
Câmeras fotográficas, máquinas de escrever, ferramentas agrícolas, móveis, entre inúmeros outros itens, podem ser encontrados no museu. Os instrumentos musicais utilizados por Henrique Üebel também fazem parte do acervo. Conhecido como Homem-Orquestra, Üebel tocava sete instrumentos ao mesmo tempo.