Nhoque de batata da Ká

Minha dica

Nhoque de batata da Ká

A analista de sistemas Karina Forte Herrera, 48, não nega a origem italiana. Quando vai para a cozinha, o que a moradora de Teutônia mais gosta de preparar são massas. Foi na produção caseira da iguaria típica da Itália que…

Nhoque de batata da Ká

A analista de sistemas Karina Forte Herrera, 48, não nega a origem italiana. Quando vai para a cozinha, o que a moradora de Teutônia mais gosta de preparar são massas. Foi na produção caseira da iguaria típica da Itália que a paulistana teve os primeiros contatos com as panelas. “Minha avó sempre nos deixava cozinhar e ajudar nas massas”.

Como referências, gosta de acompanhar os programas em alta do segmento – como os seriados disponíveis na Netflix. Também já leu livros de Henrique Fogaça (Um Chef Hardcore) e de Paola Carosella (Todas as Sextas), dois profissionais que viraram celebridades na TV com o programa Master Chef Brasil.

Apesar de preferir as massas, Ká também se aventura por outras culturas. Como morou uma época em Balneário Camboriú (SC), aproveitava os preços mais acessíveis dos peixes. “O que eu mais fazia era sushi. Toda a semana tinha sushi ou temaki.”

Ká consegue ir para a cozinha todos os dias. Além de preparar o almoço para a namorada, que é vegetariana, levar para o trabalho, prepara o jantar das duas, sem contar os lanches que amigos pedem.

Para ela, ir para a cozinha é uma forma de esquecer dos problemas e focar em novas ideias. “Gostaria muito de ter acesso a uma cozinha profissional. Acho que deve ser o máximo trabalhar sob pressão e num ritmo louco.”.

Karina ensina como preparar um nhoque de batata macio e rápido, que ela aprendeu com a avó.

Gastro_02

INGREDIENTES

• 1kg batata rosa
• 400g farinha de trigo
• 1 colher (sopa) de sal
• 1 Pitada de noz-moscada (opcional), ou queijo parmesão (mas pouco, para não deixar salgado)

MODO DE PREPARO

• Cozinhe as batatas (tem que ser a batata rosa, a inglesa não serve) com casca até ficar macia. Retire do fogo e escorra.
• Deixe esfriar e descasque. Amasse e deixe esfriar – não pode usar quente.
• Coloque em cima de uma mesa e vá colocando a farinha e amassando.
• Coloque o sal e a noz-moscada e amasse até ficar uma massa fácil de trabalhar.
• Faça os nhoques (faça rolinhos e corte verticalmente em pequenos pedaços). Cozinhe em água fervendo com sal até que suba à superfície. Coloque em um refratário com água gelada para não grudarem com o molho.
• Retire e escorra. Em seguida, coloque o molho e sirva na hora com parmesão ralado grosso

Obs.: O molho pode ser o de tomate italiano, pois combina bem.

Acompanhe
nossas
redes sociais