Após conquistar a Recopa Sul-Americana e o Gauchão, o Grêmio sonha em comemorar o tri-campeonato brasileiro. O Tricolor se espelha na temporada de 1996, quando alcançou o feito.
Os jogadores querem estrear na competição neste sábado, às 16h, no Mineirão, com vitória sobre o Cruzeiro.
“Estou à disposição. Quero jogar todas as partidas, mas cabe ao professor Renato fazer as escolhas. É um sonho de todos conquistar o Brasileiro”, revelou Marcelo Grohe.
Outra semelhança com a temporada de 1996 é o resultado das finais do Gauchão. Há 22 anos, o Tricolor conquistou o estadual vencendo o Juventude com sete gols sem sofrer nenhum. É o mesmo resultado que obteve contra o Brasil de Pelotas. Na oportunidade, Jardel marcou cinco gols, Aílton e Goiano completaram os placares.
Com os reforços de Mauro Galvão, André Silva, Rogério Belém, Zé Afonso e Saulo, o time de Felipão fez uma fase inicial irregular. Foram seis vitórias, um empate e quatro derrotas. Nas quartas de final, passou pelo Palmeiras com uma vitória por 3 a 1 e derrota no jogo da volta por 1 a 0.
Na semifinal, venceu o Goiás fora, por 3 a 1, e empatou em 2 a 2, no Olímpico. Na final, derrota para a Portuguesa, por 2 a 0, e levantou a taça em casa com gols de Paulo Nunes, artilheiro da competição, e Aílton.
Ser o primeiro gaúcho a conquistar o título na era dos pontos corridos é um sonho para o grupo. “Dentro do vestiário, sonhamos em conquistar esse título. É uma competição que não temos e que faz tempo que o Grêmio não ganha. Temos também a Libertadores e a Copa do Brasil, seria fantástico conquistarmos uma dessas competições. Temos elenco e time para brigar pelas três competições, mas temos que confirmar dentro de campo”, declarou o goleiro.
Caetano Pretto: caetano@jornalahora.inf.br