Oito pessoas morreram de forma violenta na região entre a sexta-feira, 6, e domingo, 8, número que transformou o fim de semana no mais violento do ano. Ao todo, três assassinatos, dois acidentes, um atropelamento, um afogamento e uma queda de grande altura foram registrados.
O caso mais grave aconteceu no domingo à noite. Dois homens foram assassinatos a tiros em uma residência no bairro Conservas. De acordo com o delegado Juliano Stobe, o crime tem todas as características de execução.
“Nada foi extraído da residência. Arrombaram a porta e dispararam várias vezes contra a cabeça das vítimas, sem dar possibilidade de defesa”, alega. As vítimas são Waltair Antônio da Silva, 50, e Jean da Rosa da Silva, 21. Pai e filho, ambos tinham antecedentes por tráfico de drogas, o que leva a polícia a crer que o crime tenha relação com a atividade.
Uma criança e a mulher de uma das vítimas estavam em casa no momento dos assassinatos. Após o crime, os autores fugiram em um automóvel Ônix, efetuando disparos para o alto. O automóvel foi encontrado em uma rua do mesmo bairro.
Conforme o delegado, o carro tinha placas de Cachoeirinha, o que levanta a hipótese de que o crime tenha sido cometido por pessoas de fora da cidade, possivelmente com o envolvimento em facções criminosas.
“Essas organizações criminosas se expandiram para o interior do estado, em especial cidades com grande número de usuários de drogas, como é o caso de Lajeado”, aponta. Segundo ele, a Polícia Civil busca elementos de elucidação da autoria do ataque para dar prosseguimentos às investigações.
Ontem à tarde, uma residência que faz divisa com o local dos homicídios foi incendiada. O local era conhecido como ponto de tráfico de drogas e há suspeita de relação entre os dois crimes.
Outro assassinato foi registrado na sexta-feira, 6, em Boqueirão do Leão. Natanael dos Santos, 21, estava em um bar na localidade de Alto Boqueirão quando foi chamado por indivíduos em um carro de cor vermelha.
Os tripulantes do automóvel dispararam pelo menos cinco vezes contra a vítima, que foi atingida na cabeça, mãos e peito. Foi o terceiro homicídio registrado em Boqueirão do Leão neste ano.
Trânsito
Três pessoas morreram em acidentes de trânsito. Em Pouso Novo, um motociclista perdeu a vida ao colidir contra um automóvel Corolla por volta das 4h de domingo, na BR-386. De acordo com a PRF, o condutor da moto, Marcelo de Brum, 34, teria invadido a pista contrária no Km 290 da rodovia. Natural de Marques de Souza, morreu no local.
No sábado, 7, um idoso morreu atropelado por volta das 20h, na ERS-322. Antônio Arossi, 66, caminhava na beira da pista quando foi atingido por uma carreta Scânia, com placas de Encantado. O motorista do caminhão alega que a vítima ingressou na via de repente e que não conseguiu desviar.
Na sexta-feira, o motociclista Gabriel Alan Reimers, 20, morreu em acidente na ERS-421, no bairro Conventos, em Lajeado. Morador do bairro, Reimers seguia pela rodovia por volta das 12h, quando colidiu contra a Kombi, cujo motorista tentava ingressar na rua Guilherme Adolfo Riet.
Outros casos
Em Putinga, um homem foi encontrado morto em um açude na localidade de Linha Santo Isidoro. Wesley Bertuol Consoli, 32, foi encontrado sem vida com o rosto dentro de um açude, por volta das 20h de domingo. As suspeitas iniciais são de afogamento ou morte súbita. Natural de Putinga, a vítima morava em Brasília e visitava parentes na cidade.
No sábado, 7, um homem morreu após cair de um barranco em cima dos trilhos da ferrovia que passa pelo bairro Canabarro. Leandro Amaral, 28, foi encontrado por volta das 15h30min nas imediações da ponte sobre a via férrea, na ERS-128, na localidade de Vila Esperança. A polícia investiga as hipóteses de queda acidental ou suicídio.
Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br