Por trás dos rótulos

Saúde

Por trás dos rótulos

Na rotina diária de higiene, um adulto se expõe em média a 126 sustâncias químicas, que podem acumular no organismo e prejudicar a saúde

Por trás dos rótulos

Você analisa os rótulos na hora de comprar produtos de beleza? Pois deveria. Preocupadas com a origem e os impactos dos produtos utilizados no dia a dia, muitas mulheres trocam as maquiagens comuns pelas versões veganas.

Mesmo com poucas fabricantes nacionais, a utilização cresce e é possível encontrar esses produtos no Vale do Taquari.

De acordo com pesquisas divulgadas pela Enviromental Working Group, dos Estados Unidos, um adulto utiliza em média nove produtos de higiene pessoal por dia, se expondo diariamente a cerca de 126 substâncias químicas.

O relatório ainda aponta que dos 10,5 mil componentes utilizados na fabricação dos produtos 89% não foram totalmente avaliados quanto à segurança de utilização e 1/3 deles contém ativos que podem ser classificados como possíveis causadores do câncer.

voce_05

No Vale do Taquari

É para fugir dessa linha de possíveis problemas dermatológicos a longo prazo que os adeptos aos produtos mais naturais procuram os cosméticos orgânicos e veganos. De acordo com a mestre e biotecnologista, Stefani Natali Stoll, 26, a pele reconhece naturalmente os cosméticos orgânicos por se tratarem de compostos naturais.

Proprietária da Pharma Natural, em Lajeado, Stefani aponta que há bastante procura de clientes por maquiagens livres de metais pesados e substâncias tóxicas. “As pessoas também estão atentas ao processo de testes do produto, preferindo aqueles não testados em animais. A mentalidade dos consumidores está tendendo ao consumo consciente e isso é muito positivo”, destaca.

Make que trata

Além de não carregar a pele com sustâncias que podem agredi-la e afetar a saúde, grande parte desses cosméticos ainda recebe uma dose de saúde. “A base líquida, por exemplo, contém sálvia e vitamina E, que tratam a pele e agem como antioxidante”, explica Stefani.

Outros produtos como o BB Cream recebem fator de proteção solar, que previne o envelhecimento precoce. Conforme a biotecnologista, existe uma grande diferença entre os protetores solares físicos e os químicos. “Os físicos, utilizados nas maquiagens veganas, criam uma camada que impede fisicamente os raios solares de prejudicar a pele, não sendo absorvidos pelo corpo. Já os químicos agem absorvendo a radiação ultravioleta e esses são absorvidos pelo organismo”, explica.

Aplicativos pela saúde

Já existem aplicativos que disponibilizam ficha completa de cosméticos. Um deles é o canadense Think Dirty, que mostra os ingredientes e avisa se eles representam ameaça à saúde. São mais de 105 mil itens, a maioria norte americana, mas com o fácil acesso a produtos importados isso dificilmente será um problema. Os usuários também podem contribuir enviando códigos de barra para a ampliação do banco de dados.

Acompanhe
nossas
redes sociais