Oito equipes disputam a 3ª Taça Encantado de Futebol Feminino no Estádio das Cabriúvas. A competição iniciou nessa sexta-feira e encerra neste domingo. Em disputa um título da categorias de base e outro da adulta.
O ingresso é gratuito. Quem quiser pode doar um quilo de alimento não perecível ou produto de higiene pessoal ou doméstica para entidades do município.
Participam equipes do RS e de Santa Catarina, reunindo mais de 200 atletas. Entre elas, algumas já convocadas para a seleção brasileira, como Julia Lordes, de Encantado.
A jogadora do Internacional venceu com a seleção brasileira o campeonato sul-americano sub-17 disputado no dia 25 na Argentina.
Entre os observadores dos novos talentos presentes no evento, está o treinador da seleção brasileira sub-20, Doriva Bueno. Ele procura atletas para as equipes. “Para nós da seleção é muito importante competições assim, pois é um torneio que reúne muitas meninas não só na sub-20 como sub 17”, salienta.
Quem também está em Encantado é o treinador do Kindermann, de Santa Catarina, e ex-técnico da seleção brasileira Feminina de 2005 a 2008 e de 2010 a 2012, Jorge Barcellos. Ele foi vice-campeão olímpico com a equipe em 2008, além de ganhar outros torneios como sul-americanos em 2005 e 2007 e o Torneio da Suíça em 2012.
“O Brasil é muito grande e tem muitos talentos. Às vezes a gente não tem olho para o Brasil inteiro. São essas iniciativas que conseguimos enxergar aquele ponto que não estamos enxergando. É isso que o futebol feminino precisa. De atitude. São as pequenas iniciativas que fazem revelar grandes jogadoras como a Marta, melhor do mundo”, enfatiza.
A arbitragem também está a cargo de seis mulheres: Marlova Boeck, Pâmela Jorras, Renata Scheffer, Mariana Caetano, Estéfanie Estrela e Taís Ruver.
A promoção do evento é do jornal Força do Vale, com apoio do governo municipal, Dália Alimentos, Sicredi e câmara de vereadores.
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br