Sábado é dia de Campanha de Descarte

Arroio do Meio - preservação

Sábado é dia de Campanha de Descarte

Iniciativa que dá destinação correta a materiais diversos chega à 25ª edição

Sábado é dia de Campanha de Descarte
Arroio do Meio

A Rua de Eventos sedia a 25ª edição da Campanha de Descarte Ambientalmente Correto Jogue Limpo com Arroio do Meio. A coleta ocorre neste sábado, das 8h às 11h.

Toda a comunidade está convidada a descartar eletroeletrônicos, medicamentos vencidos, óleo de cozinha, lâmpadas fluorescentes (até cinco por pessoa), pilhas e baterias, vidros de café e conservas, sucatas, papel, papelão, plástico, jornais e revistas, garrafas PET e latas de alumínio. Além disso, há o descarte permanente de óleo de cozinha, medicamentos vencidos e pilhas e baterias, nos postos de saúde, subprefeituras e Departamento de Serviços Urbanos.

Todos os itens descartados são destinados a empresas especializadas na coleta de cada tipo de material. A maioria localizada na região.

A moradora aposentada da Linha Picada Arroio do Meio, Vera Rauber, acha importante esse cuidado com o ambiente. “Sou muito a favor do descarte correto dos aparelhos. É de grande valia essa ação do município”, comenta.

Vera tem em casa três televisores que não funcionam mais, também aparelhos telefônicos e até uma batedeira estragada. Ela acrescenta que outros moradores da localidade fazem o descarte nos dias que tem a campanha.

Mobilização da comunidade

Conforme a coordenadora do Departamento do Meio Ambiente, Rose Maria Grassi, na edição anterior, houve um aumento significativo do material recolhido. “A questão do sinal analógico dos televisores fez aumentar o descarte desses aparelhos antigos. Além disso, as pessoas estão se conscientizando mais sobre a preservação ambiental”, comenta.

Ela salienta que a continuidade do evento, que ocorre a cada dois meses, é devido à participação. “Chegamos à 25ª edição da campanha graças à conscientização e envolvimento da comunidade. Uma parceria que vem dando certo para o bem do município e do meio ambiente, cada um fazendo a sua parte”, ressalta.

A campanha é uma das ações do programa Nossa Cidade, Meu Lar, que atua na limpeza urbana e combate às pragas. Inclui ainda ações de desinsetização de ruas do centro e bairros, combate ao borrachudo nas comunidades do interior, controle de natalidade de animais, roçadas em áreas verdes públicas e adoção de áreas verdes Abrace um Jardim.

Números

Em 24 edições da campanha foram recolhidos:

– 2.834 celulares
– 2.385 televisores
– 394 impressoras
– 581 CPUs,
– 779 monitores
– 3.873 litros de óleo de cozinha
– 1.216 quilos de pilhas e baterias
– 5.680 quilos de papel, papelão, plásticos e garrafas PET, entre outros.

Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais