A Univates e a Interact Solutions inauguraram ontem um novo centro de inovação no Parque Científico e Tecnológico da universidade (Tecnovates). Criado por meio de parceria entre a instituição e a empresa, o laboratório de interação profissional une as duas organizações com a intenção de apresentar soluções para a gestão empresarial.
Dividida em duas áreas complementares, a iniciativa tem coordenação dos setores de Desenvolvimento de Projetos e Negócios Internacionais da Interact, e vislumbra conceber novas soluções para a Suite SA-Strategic Adviser, além de buscar a internacionalização da empresa.
Além da equipe da empresa, o espaço reunirá professores, alunos e intercambistas da universidade. Ao todo, serão 34 novos postos de trabalho.
A estrutura tem 600 metros quadrados, divididos em dez ambientes. Além de contribuir com a expansão internacional da Interact, o convênio também coloca a empresa no seleto grupo de organizações de tecnologia da informação que atrelam pesquisa científica e metodológica aos produtos.
Coordenadora do Tecnovates, Simone Stulp afirma que a parceria com a Interact significa um marco, por representar um novo modelo de interação com as empresas. “Estamos consolidando essa interação e a presença do parque científico e tecnológico na nossa região. Não queremos ser um espaço para locação de salas.”
Segundo ela, foram alguns meses de tratativas antes da concretização do convênio. Destaca aspectos fundamentais do projeto, como a busca pela inovação para as áreas da educação, saúde e gestão pública.
Para a professora, o laboratório de interação profissional é uma nova possibilidade de interação com as empresas da região e com a comunidade como um todo. “Os ambientes de inovação existem para que possamos aproximar o conhecimento acadêmico com as demandas da sociedade.”
Segundo a coordenadora, hoje existem 59 organizações no parque tecnológico da Univates, incluindo empresas pré-incubadas, incubadas ou graduadas. “Estamos com mais de 90% da nossa capacidade instalada já ocupada, e queremos continuar crescendo.”
Diretor de Administração e Negócios da Interact, Fábio Frey afirma que a parceria com a Univates vai de acordo com a filosofia e os objetivos de curto, médio e longo prazo da empresa.
O prefeito Marcelo Caumo colocou o poder público à disposição para colaborar com as plataformas da Interact, por meio da cedência dos dados existentes na prefeitura. “Temos a oportunidade de construir soluções e tecnologias de acordo com os problemas propostos”, afirma. Para ele, a iniciativa é capaz de contribuir para o desenvolvimento da cidade, fazendo com que Lajeado se torne referência e exemplo em um setor tão importante como o da tecnologia.
Sobre a empresa
No mercado desde 1999, a Interact atua em pesquisa e desenvolvimento de softwares para gestão e governança de empresas. Tem 80 colaboradores diretos, 85 funcionários em 13 unidades no Brasil, 56 parceiros de negócios, nove distribuidores internacionais e uma unidade internacional, na Colômbia.
Além de Brasil e Colômbia, a empresa atua na Argentina, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Para os próximos anos, a expectativa é chegar à América Central, em países como México, Costa Rica e Panamá.
Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br