Espetáculo revive a Paixão de Cristo

Arroio do Meio - Fé e esperança

Espetáculo revive a Paixão de Cristo

Em sua 21ª edição, evento espera público de mais de 6 mil pessoas

Espetáculo revive a Paixão de Cristo
Arroio do Meio

Faz 21 anos, nas Sextas-Feiras Santas, o corretor de seguros Márcio José Rockenbach, 39, veste as roupas de Jesus e revive a história do filho de Deus no espetáculo Paixão de Cristo, em Forqueta.

O que começou no grupo de Jovens Unidos pela Esperança (Jupe), em 1997, no campo de futebol do Forquetense, sob mesas de salão, agora reúne mais de seis mil pessoas na comunidade para celebrar a Páscoa, em local exclusivo para apresentação, no Cenário da Lagoa, nos fundos da igreja São Vendelino.

“Mais do que compartilhar alguns trechos da bíblia e a Via-Sacra, nosso espetáculo busca revivê-los”, explica Rockenbach. Segundo ele, o objetivo da peça é fazer com que as pessoas conheçam o legado e as mensagens que Jesus deixou para todos nós. “A história de Cristo, as bem-aventuranças, a condenação e a Santa Ceia, por exemplo, sempre fazem parte do nosso teatro, mas a cada ano é diferente”, contextualiza. “Buscamos trazer surpresas e novidades todo ano, para que, assim, nosso público sempre queira retornar e celebrar a Páscoa conosco”, completa.

Para o prefeito Klaus Schnack, o evento é um momento de espiritualidade na comunidade. “O espetáculo é muito marcante. É bonito ver o trabalho dos voluntários que realizam a Paixão de Cristo com tanto empenho”, diz. “A gente vê com muito bons olhos o trabalho desses moradores e buscamos proporcionar a preparação no distrito para que todos possam usufruir desse momento”, finaliza.

Com mais de cem atores voluntários da comunidade de Forqueta, o espetáculo é dirigido por Paulo Haas.

No ano passado, cerca de mil pessoas acompanharam o espetáculo na comunidade

No ano passado, cerca de mil pessoas acompanharam o espetáculo na comunidade

Do Forquetense ao Cenário da Lagoa

Em 1997, quando foi convidado para interpretar Jesus no espetáculo, Rockenbach viu muito mais uma oportunidade de atuação do que o significado em si de representar Cristo. Cerca de mil pessoas prestigiaram o evento em pé, sem ter acomodações. “No início me preocupava muito mais em decorar os textos e não errar”, explica. “Mas agora é muito diferente. Tento viver mais isso. Busco compartilhar mensagens de Cristo, como a união entre as pessoas, por exemplo”, disse.

Com o sucesso do evento, em 2008, a comunidade de Forqueta cedeu o espaço Cenário da Lagoa, nos fundos da igreja São Vendelino, para o grupo de voluntários que realiza o espetáculo. “Nos mais de 500 metros quadrados, o espetáculo busca trazer a energia e a sensibilidade que Roma tinha na época”, afirma Liniker Duarte, representante da comissão organizadora da Paixão de Cristo.

Serviço

O quê: 21a Paixão de Cristo
Onde: Cenário da Lagoa, nos fundos da igreja de São Vendelino
Quando: Sexta-Feira Santa, dia 30
Horário: 20h | Duração do espetáculo Duas horas e 30 minutos

Entrada gratuita
Em caso de chuva, o evento será cancelado

Cristiano Duarte: cristiano@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais