Em busca do sonho de se profissionalizar no futebol, 11 adolescentes de Santa Clara do Sul viajam para o outro lado do oceano. Eles participam do Footbaal Cup Barcelona, entre os dias 5 e 8 de abril, em Barcelona, na Espanha. Na equipe sub-12, disputarão o título contra adversários de outros países.
A viagem foi oferecida para todos os alunos da Escola Esportiva Santa Clara do Sul e o time será composto apenas pelos jogadores de Santa Clara do Sul.
O custo para cada atleta é de R$ 6,9 mil, com direito à passagem área ida e volta, hospedagem, alimentação, transporte durante o torneio, passeio em Barcelona, bolsa e agasalho da viagem. O governo de Santa Clara do Sul ajudará com o transporte até o aeroporto, na data do embarque, 4 de abril.
Para o professor Eduardo Castro, será uma oportunidade para os atletas conhecerem um país europeu. “Essa experiência vem a somar no amadurecimento e desenvolvimento pessoal desses meninos, além de toda a vivência futebolística que terão com o torneio.”
Os atletas se reuniram às quartas-feiras e sextas-feiras, além de outros encontros esporádicos à tardinha. Também participaram de amistosos para se preparar a competição.
Além dos alunos, alguns pais e o professor Mauro Heinen participam da viagem.
Sonho de jogar profissionalmente
A semelhança entre os garotos vai além da idade e do sonho de ser jogador de futebol. Dos 11 atletas, nove nunca viajaram para fora do país e sequer andaram de avião. Com muita personalidade, dizem que esperam voltar da Espanha com o título.
“Estou ansioso e, ao mesmo tempo, calmo. Será minha primeira experiência fora do país e uma grande oportunidade de projetar algo para o futuro”, ressalta Kauã Kolling, 11. Ele comenta que pretende fazer um gol para homenagear o irmão de 9 meses.
Ele começou a treinar ainda criança na escolinha de Santa Clara do Sul. Apaixonado pela bola, frequenta os treinamentos da escolinha e classifica o astro Neymar como inspiração.
A proximidade da viagem afeta o sono dos atletas. O goleiro Guilherme Salles, 12, brinca que todos os dias sonha com as partidas na Espanha. “Estou realizando um sonho meu, que é jogar no exterior.”
Em 2015, Bernardo Rambo participou com a escolinha de um torneio na França. Três anos depois, chegou a vez dos irmãos Rafael e Richard. Para o pai Jadir, 45, a oportunidade é única. “Estamos tentando fazer o possível para que eles realizem o sonho de ser jogador profissional. Por isso apoiamos todas as iniciativas ligadas ao futebol.”
Rambo comenta que a viagem para o exterior vai auxiliar na aprendizagem e amadurecimento dos filhos. “É muito importante a criança aprender a se desprender da família, a se virar sozinha.”
Barcelona Cup
O torneiro reúne cem equipes de 15 países – Brasil, Espanha, França, Irlanda, Inglaterra, Irlanda do Norte, Bélgica, Suécia, Escócia, País de Gales, Finlândia, Espanha, Romênia, Itália e Estados Unidos.
Os clubes estarão divididos em quatro grupos de sete times. Cada um jogará seis partidas na fase classificatória.
Ezequiel Neitzke: ezequiel@jornalahora.inf.br