Mais uma edição do Arte na Escadaria ocorre neste sábado. O evento cultural promovido por voluntários busca valorizar as diversas formas de arte.
As atividades iniciam a partir das 10h e se estendem até o fim da tarde. Cerca de 40 expositores participam. Entre eles, de artesanato, mandalas, esculturas, crochê, pirografia em madeira, arte sustentável em vidro, ilustradores, restauração de móveis e acessórios com pedras semipreciosas.
Também haverá exposição de fotografias, objetos antigos (para compra ou troca), rodas de conversas, espaço criança, show com bandas locais e da região, praça de alimentação e sebo (livros usados). A programação conta com a parceria do Sesc e da Secretaria Cultura e Turismo e o apoio da Rádio Univates.
“Queremos dar espaço a todos os tipos de arte”, comenta uma das organizadoras, Dolores Nair Müssinsch, 62, a “Doca”.
Ela, que trabalha com artesanatos desde 1979, conta que o Arte na Escadaria surgiu em 29 de agosto de 2015. A influência veio do Arte na Praça, de Lajeado. Além do apoio dos integrantes do projeto da cidade vizinha, algumas artesãs de Estrela junto com Doca iniciaram o projeto que ocorre no primeiro domingo do mês. A exceção é este fim de semana em função da Páscoa.
O evento é aberto a todos os artistas e artesãos que querem participar e faz parte do calendário de eventos do município. “É um espaço aberto para todos. A ocupação do espaço público é de todos. O espaço é livre”, destaca Doca.
A organizadora acrescenta que a questão da sustentabilidade e do desapego também são trabalhadas no evento. Há brechó, além da doação de mudas de plantas, flores, temperos, chás e até frutas, que as pessoas têm em casa sobrando e colocam à disposição de quem quer, mas não tem. Também há um espaço para entidades exporem seus trabalhos voluntários.
Em caso de chuva, a programação será cancelada.
Amor à arte
Outro organizador do Arte na Escadaria é José Itamar Horn, o “Bitt”. Sua participação iniciou em 2016 quando conheceu o evento. Gostou da iniciativa, inclusive montou um palco desmontável e cobertura para o palco e expositores com recursos próprios para dar melhores condições aos artesãos e aos músicos.
“O grupo é de voluntários, é apartidário em todos os sentidos. O único objetivo é a arte e a cultura para todos”, enfatiza.
Programação
10h – Apresentação musical
14h30min – Banda Cosmonauts
15h – Contação de histórias
15h30min – Banda Almatoada
16h30min – Banda AbraSoul
17h30min – Banda Rebobinados
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br