União autoriza cadastro da Rota do Pão e Vinho

Vale do Taquari

União autoriza cadastro da Rota do Pão e Vinho

Amturvales e municípios da região dão mais um passo para efetivação da iniciativa

União autoriza cadastro da Rota do Pão e Vinho
Vale do Taquari

O Ministério do Turismo abriu o processo para o cadastramento do projeto da Rota do Pão e Vinho, que integra algumas cidades do Vale do Taquari e Serra Gaúcha. A proposta prevê a destinação inicial de R$ 3,7 milhões para asfaltamento de cerca de cinco quilômetros entre Santa Tereza e Roca Sales, para posteriormente seguir a Muçum, Encantado, Doutor Ricardo e Anta Gorda.

O próximo passo passa pela avaliação e liberação da equipe técnica. A etapa seguinte é o empenho e a assinatura do convênio. “Nunca o projeto chegou tão longe. É um pequeno passo, mas importante para a conquista do recurso. Há a chance de se consolidar o pedido”, explica o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Rafael Fontana.

Segundo ele, o projeto completo visa a pavimentação asfáltica de 61 quilômetros ligando as duas regiões do estado. Fontana esclarece que a intenção é a cada ano ser solicitado um valor para dar continuidade à iniciativa.

Nos próximos dias, a Amturvales e a Associação de Turismo da Serra Nordeste (AtuaSerra) se reúnem para dar continuidade ao projeto da Rota do Pão e Vinho.

Fontana destaca ainda que junto com as associações os prefeitos estão mobilizados para a efetivação da Rota do Pão e Vinho. “Todos estão fazendo um esforço e indo atrás para que o projeto ocorra”, acrescenta.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari (Consisa) fará a captação dos recursos. Além de impulsionar o potencial turístico das duas regiões, a obra representa uma ligação mais rápida entre as cidades.

Importância aos municípios

Roca Sales é uma das cidades integrantes da iniciativa. O prefeito Amilton Fontana salienta a importância do projeto para a região. “É um sonho ver isso acontecer. Nosso município é o que mais tem em quilometragem para ser asfaltada. Ao todo são 21 quilômetros”, comenta.

Segundo ele, a Rota Pão e Vinho vai impulsionar o turismo rural já existente no Vale do Taquari e na Serra Gaúcha. “A nossa região produz muito fruticultura e o projeto abre as portas para explorarmos mais isso”, explica. Fontana acrescenta que Roca Sales já tem as caminhadas pelo interior para incentivar esse aspecto.

Também destaca a união dos prefeitos e o apoio das associações de Turismo, bem como dos deputados estadual Edson Brum (PMDB) e federal, Alceu Moreira (PMDB).

Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais