Um dos projetos a ser desenvolvido nos próximos meses pela Secretaria da Saúde, Habitação e Assistência Social é a formação de grupos para estimular a prática de atividades físicas nas academias instaladas na área do Complexo Vida Saudável.
Conforme a secretária Heidi Grunewald, além de estimularem a coordenação motora, agilidade, flexibilidade e condicionamento físico, os encontros recuperam a autoestima dos participantes. “A prática de exercícios físicos melhora a qualidade de vida das pessoas. São perceptíveis os reflexos positivos que a atividade traz na capacidade de socialização”, analisa.
As aulas com duração máxima de uma hora serão ministradas de forma gratuita pela professora de Educação Física Mariel Machado Melo. “Basta se inscrever. Todo acompanhamento é gratuito”, explica.
Podem participar pessoas acima de 16 anos. Para estimular o acesso de quem trabalha durante o dia, serão ministradas aulas também à noite.
Outra proposta é a formação de grupos para caminhadas orientadas. Segundo Heidi, em breve, começam a funcionar as piscinas instaladas no complexo. “Passaremos a ter aulas de hidroginástica e natação”, adianta.
De acordo com Mariel, os moradores precisam consultar com médico para verificar se há a autorização para prática de atividade física.
Os interessados podem se deslocar até a Clínica, localizada ao lado do Posto de Saúde. O horário de atendimento é das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.
Benefícios
•Combater o excesso de peso
•Melhorar a autoestima
•Diminuir a depressão
•Diminuir o estresse e o cansaço
•Melhorar a postura