G9 articula estratégias coletivas

Vale do Taquari

G9 articula estratégias coletivas

Novo grupo reúne prefeitos de nove municípios. Duas reuniões já foram realizadas

G9 articula estratégias coletivas
Vale do Taquari

Nove cidades do Vale do Taquari iniciaram na semana passada a formação de uma nova articulação intermunicipal. Denominado G9, o grupo tem como objetivo debater temas em comum e buscar soluções conjuntas para o enfrentamento de problemas em nível microrregional.

Integram o G9 representantes de: Estrela, Teutônia, Bom Retiro do Sul, Imigrante, Colinas, Paverama, Fazenda Vilanova, Poço das Antas e Westfália. A próxima reunião está marcada para 20 de abril.

As discussões para a criação do grupo surgiram no âmbito da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), em reunião na quarta-feira passada, 21, em Teutônia. No dia seguinte, 22, outro encontro foi realizado em Estrela.

Conforme o presidente da Amturvales, Rafael Fontana, apesar de a articulação ter começado na entidade, os prefeitos discutirão ações conjuntas também em outros setores. “Nós apenas provocamos o debate sobre essa união. Agora é com eles”, comenta.

De acordo com o prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, o grupo surgiu com a premissa de “organizar diversas frentes de trabalho para fortalecer o que se fazia antes de forma isolada”. Segundo ele, os municípios “brigam” sozinhos por seus pleitos, que muitas vezes são compartilhados também pelas cidades vizinhas.

Brönstrup avalia que, além da posição geográfica e aspectos culturais, outro elemento que une os prefeitos das nove cidades é a disposição em trabalhar de forma coletiva. “Há gargalos em comum a todos esses municípios, e os desafios são muito parecidos. Isso nos aproxima ainda mais”, afirma.

O prefeito de Teutônia comenta algumas ações já discutidas e cita as áreas de segurança pública, saúde e meio ambiente que receberão atenção do grupo. Conforme Brönstrup, já estão em debate um sistema de recolhimento e armazenamento de resíduos sólidos, bem como a implantação de um pórtico de acesso à região na BR 386.

No setor do turismo, algumas ações também foram definidas. Um estande do G9 será montado na Paverama Fest e na Festa de Maio para a divulgação das potencialidades turísticas, econômicas e culturais das cidades integrantes. Outra medida é definir um cronograma regional de eventos para o próximo ano, com o objetivo de evitar conflitos de datas e possibilitar que os municípios se prestigiem de forma recíproca.

Para o chefe o Executivo de Imigrante, Celso Kaplan, a união é fundamental para melhorar o desempenho da microrregião não apenas no turismo, mas em todos os setores. “Tudo que se pode fazer para somar esforços entre os municípios resulta no bem para todos ”, avalia.

Kaplan pondera que a articulação em torno do G9 não tem como pretensão substituir ou sobrepor o trabalho desenvolvido pelas entidades de nível regional como Amvat e Amturvales.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais