A promotoria de Justiça de Teutônia desencadeou na manhã desta quarta-feira, 28, a Operação Schmutzige Hände (“Mãos sujas”, em alemão), que prendeu o secretário municipal de Saúde Alexandre Peters, o procurador-geral do Município, Gustavo Fregapani, o chefe do setor de compras da prefeitura, Cassiano Krall e o ex-prefeito municipal, Ricardo Brönstrup.
Conforme o promotor de Justiça de Teutônia, Jair Jõao Franz, a ação do Ministério Público tem como foco a Prefeitura e apurar crimes de organização criminosa, corrupção, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e tráfico de influência. O coordenador do Nimp, promotor de Justiça Diego Rosito de Vilas, também participa da operação.
Ao todo, além dos quatro mandados de prisão também foram cumpridos oito de busca e apreensão e cinco de condução coercitiva. A operação conta com a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Núcleo de Inteligência do Ministério Público (Nimp), Polícia Civil e Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Responsáveis pela operação devem conceder entrevista coletiva durante a tarde para detalhar a ação.