O lançamento do Programa de Ensino e Educação Solidário (PENSE), no Teatro da Univates, abre um novo ciclo na educação regional. Lapidado por muitas mãos e mentes ao longo dos últimos meses, o projeto nasce da parceria entre instituições públicas e privadas.
Em vez de cruzar os braços e insistir em cobranças e críticas, o A Hora parte, mais uma vez, para o protagonismo. Conta com a sensibilidade e visão de futuro de instituições igualmente comprometidas com o desenvolvimento social.
Dessa forma, Univates, 3ª CRE, Amvat, Sicoob, Cron e Dale Carnegie se somaram ao ineditismo do Pense. A partir de abril, partem em caravana para as mais diversas escolas do Vale do Taquari, disseminando novas práticas, despertando inovações e, sobretudo, enaltecendo a relevância e o valor do professor. Os melhores projetos desenvolvidos ao longo de 2018 serão premiados.
[bloco 1]
O A Hora e os parceiros do Pense sabem que uma sociedade melhor passa pela educação. No Brasil, fatalmente, os avanços no ensino e na educação costumam travar na retórica e nos fazem uma nação muito menor do que poderíamos e deveríamos ser. O professor é, sobremaneira, o mais afetado em meio a essa negligência histórica. Por isso, o Pense é para ele. Também contempla os alunos e as escolas, mas está no Mestre – com M maiúsculo – o foco central do programa.
Numa clara inversão de valores, o professor, especialmente do setor público – com raras exceções – sofre com salários pífios. A falta de amparo e de preparação continuada, com estruturas físicas muitas vezes inadequadas e com uma carga horária incompatível com a qualidade desejada, completa uma lista de razões que fizeram a arte de ensinar ser desvalorizada.
O Pense vem para reverter esse quadro desfavorável. Lança uma semente no Vale do Taquari, mas não tem limites geográficos para germinar. A transformação e a evolução propostas pelo programa demandam investimentos e movimentos a longo prazo. Como disse Werner Schünemann, professor e ator global, esse projeto é um exemplo para o estado e o país.
Editorial
Semente ao futuro
O lançamento do Programa de Ensino e Educação Solidário (PENSE), no Teatro da Univates, abre um novo ciclo na educação regional. Lapidado por muitas mãos e mentes ao longo dos últimos meses, o projeto nasce da parceria entre instituições públicas…