Pense o futuro

Editorial

Pense o futuro

Uma sociedade melhor depende da educação. O conhecimento é fundamental para se ter indivíduos atuantes, críticos e preparados para a construção de uma comunidade mais justa, fraterna e igualitária. Alcançar objetivos complexos passa pela atuação do professor. Dentro da sala…

Uma sociedade melhor depende da educação. O conhecimento é fundamental para se ter indivíduos atuantes, críticos e preparados para a construção de uma comunidade mais justa, fraterna e igualitária. Alcançar objetivos complexos passa pela atuação do professor.
Dentro da sala de aula, os mestres ajudam os alunos a interpretar a realidade. Uma responsabilidade por vezes inferiorizada pelas determinações políticas. O cenário do sistema público é trágico. Professores com salários defasados e parcelados, escolas inadequadas, desestruturadas, e alunos desestimulados.
A importância do professor está em todas as atividades. Na sociedade, representar o conhecimento é propagado às novas gerações. Muitos fazem o papel de pai, mãe, psicólogo. Assumem responsabilidades que ultrapassam as salas de aula.
Com o propósito de valorizar os mestres, A Hora, Univates, Amvat, 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Sicoob e parceiros do setor empresarial lançam nesta segunda feira o Programa Ensino e Educação (Pense). Por meio de seminários, publicações, concursos de redação e prêmios aos projetos escolares de destaque, a iniciativa tem por objetivo despertar na comunidade regional a constante formação aos professores, além da defesa das instituições de ensino e dos estudantes.
[bloco 1]
O momento do ensino inspira cuidados. Uma das profissões mais nobres tem cada vez menos interessados. Os motivos são de conhecimento público. Baixos salários, falta de estrutura nas escolas e carga horária elevada.
Como resultado, apenas 2% dos alunos do Ensino Médio têm interesse em cursar alguma licenciatura para entrar na carreira de professor, como mostra estudo da Fundação Carlos Chagas.
Reverter esse quadro é possível. Para tanto, é fundamental a união da sociedade organizada, com uma cobrança constante e permanente sobre as autoridades políticas. Para todos os governos, não basta o discurso de ter a educação como prioridade, é fundamental colocar em prática.
Com professores valorizados, o processo de aprendizado ganha. O aluno terá mais clareza quanto à importância da formação para o seu futuro.

Acompanhe
nossas
redes sociais