Escola São João Bosco implanta turno integral

Lajeado

Escola São João Bosco implanta turno integral

Educandário é o primeiro no estado a ter a ampliação do horário de ensino de dez horas

Escola São João Bosco implanta turno integral
Lajeado

A quarta escola estadual da região a ter turno integral é de Ensino Fundamental São João Bosco do bairro Conservas. Uma conversa para apresentação da novidade ocorreu ontem à tarde entre direção, autoridades e pais.

A escola e a 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE) aguardam a publicação no Diário Oficial para o início do turno integral. A previsão é que isso ocorra na segunda-feira.

Essa modalidade de ensino na região já é oferecida na Santo Antônio e na Otilia Correa de Lima, em Lajeado, e na Nossa Senhora Assunção, em Taquari. Entretanto, a São João Bosco é a única em todo o estado a conquistar o turno integral de dez horas.

O horário de atendimento ser das 7h30min às 17h30min. Ao todo a escola, tem 282 alunos do 1º ao 9º ano. Farão parte do turno integral 98 estudantes do 1º ao 3º ano.

As atividades previstas são de reforço escolar, disciplinas de Artes e Linguagens, ações do Cipave que envolvem a cultura de paz e ainda recreação e esportes. Ao todo, serão quatro períodos para cada disciplina de: Português, Matemática, Ciências e Educação Física. Além de um período para música, dança, inglês e artes.

No turno do almoço e descanso, os alunos também terão acompanhamento de professores, esses cedidos pelo município, por meio de uma parceria porque na escola funciona a Educação Infantil municipal. Devido à ampliação da carga horária, mais sete professores foram contratados e haverá um incremento de 100% na merenda escolar, devido ao café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Conforme a coordenadora da 3ª CRE, Greicy Weschenfelder, além de cumprir as metas do Plano Nacional de Educação, a implantação oferece mais oportunidades para os estudantes. “O turno integral fortalece o papel de formação de um cidadão voltado aos valores e à cultura de paz com um olhar voltado à cidadania, além do reforço escolar”, salienta.

Para a efetivação desse projeto de ampliação no atendimento, a 3ª CRE contou com a ajuda da comunidade escolar e da Promotoria Pública. Greicy acrescenta que a maioria dos estudantes que frequenta a escola vive em situação de vulnerabilidade social, sendo fundamental um olhar diferenciado para protegê-los.

O promotor da Infância e Juventude de Lajeado, Sérgio da Fonseca Diefenbach, destaca a importância da escola na formação de cidadãos de bem. “A escola também pode ser um espaço para se ter escola para pais. Essa união entre famílias e escola é fundamental na educação das crianças”, enfatiza.

Ainda, segundo ele, 95% das pessoas que estão nos presídios pararam de estudar no 6o ano.

Direção, pais e comunidade comemoram

“A intenção é fazer com que o aluno se sinta seguro. Tudo melhora com o turno integral, o nível de conhecimento, o comportamento. Para nós é um dia muito especial. Um sonho de mais de dez anos da escola e da comunidade”, resume a diretora Loiva Crestani Fauri.

Para a diarista e mãe de três alunos, Luciane Nunes Feijó, 37, o turno integral é importante. “Só temos a agradecer. Vou sair para trabalhar descansada. Será ótimo, pois aqui eles estão aprendendo. Aqui toda a comunidade escolar se ajuda”, comenta.

Outra diarista e também mãe de três alunos, Janira Torres da Silva, 45, destaca que o turno integral só vem a agregar conhecimentos e ajudar as famílias que precisam trabalhar para sustentar a casa.

Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais