Troca de secretários muda o Legislativo

Lajeado - governo de lajeado

Troca de secretários muda o Legislativo

Marcelo Caumo confirma mudança no secretariado. Além da saída de Douglas Sandri, da Sedetag, o secretário de Obras, Cassiano Jung, será substituído pelo vereador Fabiano Bergmann (PP)

Por

Troca de secretários muda o Legislativo
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O prefeito Marcelo Caumo confirma a troca de dois secretários no fim deste mês. Estão de saída os titulares das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), Douglas Sandri, e de Obras e Serviços Urbanos (Seosp), Cassiano Jung. Para o segundo posto, o substituto será o atual vereador do Partido Progressista (PP), Fabiano Bergmann, o “Medonho”.

Caumo convidou Bergmann na terça-feira passada, durante reunião em conjunto com o chefe do setor de Projetos Especiais, e ex-presidente do PP, Isidoro Fornari. Em um primeiro momento, o vereador negou. “Não faço questão de assumir. Estou indo muito bem como vereador. E ainda acho um tanto cedo para assumir secretaria.”

Entretanto, com a insistência por parte dos líderes do partido, Bergmann aceitou o pedido nessa quarta-feira. “Quem tem que dar o aval é o prefeito. Não queria assumir. Mas, se for pelo bem do partido e do município, eu aceito”, confirma.

O vereador foi eleito em outubro de 2016 com 861 votos. Ele também é servidor concursado da Seosp faz 20 anos. “Sempre atuei no Parque de Máquinas. Foram 17 anos no setor de fornecimento e abastecimento de água, por exemplo. Mas também atuei como encanador de plantão e operador de máquinas”, diz.

Bergmann faz questão de elogiar o trabalho realizado pelo atual secretário da Seosp, Cassiano Jung. “Entramos praticamente juntos como concursados nessa secretaria. Eu espero e muito que ele continue nos auxiliando com toda a experiência dele. Vamos precisar”, resume.

Jung foi nomeado como secretário interino por Caumo, em janeiro de 2017. Em março daquele ano, porém, ele foi efetivado no cargo e, desde então, participou de diversas ações. Entre as principais, a implantação de um novo modelo de pavimentação comunitária, no qual 100% das obras são custeadas pelos próprios moradores. Ele foi avisado ontem da futura substituição.

“Cassiano será muito importante”

De acordo com o prefeito, Jung deve assumir um novo cargo dentro da secretaria. A ideia, explica Caumo, é fazer dele uma espécie de “secretário interno”, enquanto Bergmann atuará mais nas áreas externas. “Temos um importante projeto de reformulação de toda a estrutura da Seosp. O Cassiano nos indicou muitas dessas mudanças, e será muito importante para nós nesse processo”, garante.

Antes da mudança, acrescenta o prefeito, a administração municipal estaria enfrentando dificuldades para manter o controle interno e externo da secretaria. “Agora, queremos que o Bergmann seja o gestor dos trabalhos nas ruas, enquanto Cassiano será um gestor interno. Tínhamos muitas dificuldades de conciliar essas funções em um só servidor”, comenta.

Mozart segue no plenário

Com a mudança confirmada no secretariado, o governo também garantirá a manutenção do suplente de vereador, Mozart Lopes (PP), na câmara legislativa. Ele havia perdido a vaga após o retorno de Adi Cerutti (PSD) ao plenário, o que deve ocorrer já na próxima sessão. “Mozart é nosso líder de governo e vem realizando um belo trabalho. Acho que conseguimos conjugar boas coisas com todas essas mudanças”, resume Caumo.

Werno Arend foi convidado

Para a vaga de Sandri, que deixa o cargo na Sedetag para concorrer à Assembleia Legislativa, o prefeito lajeadense convidou o empresário, Werno Arend, ex-presidente da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) de Estrela. Entretanto, alegando possíveis dificuldades de conciliar empresa e cargo público, Arend negou a proposta. Caumo pretende confirmar o substituto até início de abril.

Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais