Os atuais e futuros prefeitos e prefeitas da região foram convocados para o último encontro do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa) em 2024, agendado para as 10h desta sexta-feira, no Estrela Palace Hotel. A pauta oficial é a apresentação das atividades desenvolvidas no ano pela entidade. Entretanto, e nos bastidores, o evento também deve servir para a “campanha” interna dos gestores Jonas Calvi (PSDB), reeleito em Encantado, e Germano Stevens (MDB), reeleito em Imigrante.
Ambos querem assumir a presidência do consórcio no próximo biênio, e de forma indireta criou-se uma disputa entre as regiões alta e baixa do Vale do Taquari. Uma disputa que não agrada a muitos prefeitos e prefeitas. Na opinião deles, o mais prudente é deixar de lado os recentes ruídos gerados pela ruptura da Amva, não alimentar embates regionais, e lutar por uma chapa mista, amistosa e com propósito de unir mais e dividir menos.
Gláucia apresenta novos – e velhos – secretários
Prefeita eleita em Lajeado, Gláucia Schumacher (PP) já confirmou 10 nomes para o quadro de secretários municipais. Só resta definir o secretário – ou secretária – de Administração (cargo ocupado hoje por Elis Hoss), e também um futuro – ou futura – responsável pela nova “Secretaria de Zeladoria”, ou algo assim, cuja criação deve ocorrer nos primeiros meses do próximo governo. Por ora, e levando em conta o atual governo de Marcelo Caumo, Gláucia apresenta uma renovação de 40% no quadro, com quatro novos agentes: Jairo Valandro, na Sedetag; Alex Schmitt, na Seplan; Eliana Heberle, no Desenvolvimento Social; e Giovana Linhares, na Saúde. Aliás, como será o índice de renovação nos demais cargos comissionados? Aguardemos!
Sem vereadores no Executivo de Teutônia
Renalto Altmann (PSD) anunciou ontem o futuro quadro de secretários municipais. E uma surpresa. O novo gestor municipal não convocou nenhum vereador eleito para assumir cargos no alto escalão do poder Executivo. Outras curiosidades são a nomeação de Lidiane Cardozo Lagemann para a Secretaria da Fazenda, cargo que ela ocupava no governo de Bom Retiro do Sul, e de Shana Müller Vogel para Secretária de Educação, ela que ocupava a função de Subsecretária de Educação no atual governo de Celso Forneck (PDT). Por fim, o futuro gestor deverá desmembrar as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura. Mas para isso vai aguardar para entender melhor o orçamento.
Parabéns Imojel, Certel e governo de Lajeado
O Jardim Botânico criado na gestão do ex-prefeito Leopoldo Feldens, que era do MDB, será ampliado em 25% no governo de Marcelo Caumo, um representante do PP. É uma baita notícia para o fim desse ano marcado pelos nossos históricos erros frente ao meio ambiente. A ampliação do nobre espaço nos arredores dos bairros Montanha, Bom Pastor, São Bento e Moinhos D´água é um marco para a cidade de Lajeado, que precisa manter elevada a régua e os reconhecidos índices de boa qualidade de vida. E, de quebra, o movimento capitaneado pelo governo municipal e a empresa Imojel vai disponibilizar ao município uma sede administrativa da Certel, no Montanha, o que certamente trará resultados ainda melhores nos serviços prestados pela cooperativa na região.
TIRO CURTO
- Errata. Ontem escrevi sobre projetos de lei protocolados pela vereadora Ana da Apama, e errei o partido da agente pública. A bem da verdade, ela já deixou o MDB e hoje está filiada ao PP.
- Em Lajeado, o vereador reeleito Fabiano Bergmann (PP) venceu a queda de braço interna com o suplente de vereador Mozart Lopes (PP) e será novamente Secretário de Obras. E o popular “Medonho” já avisou a futura prefeita de que é preciso ampliar a equipe da pasta.
- Sobre Mozart Lopes (PP), a tendência é o governo Progressista oferecer cargos comissionados do alto escalão para Heitor Hoppe e Lisandra Quinot, os suplentes que estão à frente de Lopes para assumir as cadeiras legislativas. E tal negociação parece bem adiantada.
- A futura – e única – representante do PT na câmara de Lajeado, Rosane Cardoso já definiu o quadro de assessores. Ela vai contar com a jornalista e fotógrafa Renata Lohmann e a advogada Nadini da Silva. E ela também deve contar com apoio irrestrito de ex-vereadores petistas.
- Ainda sobre a câmara de Lajeado, e com a ida de Alex Schmitt (PP) e Fabiano Bergmann (PP) para o Executivo, resta saber quais vereadores Progressistas vão lutar para se candidatar à presidência da casa legislativa. Ana da Apama, por exemplo, quer assumir a função em 2025.
- O governo de Estrela anuncia a alteração do edital para “contratação de empresa para elaboração dos projetos básico, executivos e construção modular e pelo método construtivo off-site da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leo Joas, na Rua João Inácio Sulzbach, esquina com a Rua Henrique Uebel, no Bairro das Indústrias”. A nova data da sessão pública é 23 de janeiro de 2025.
- Sobre Estrela, a prefeita eleita Carine Schwingel (União Brasil) deve anunciar novos secretários (as) ainda nesta semana.
Olhar do Lucas
Nosso peregrino de todas as sextas-feiras andou percorrendo os cenários singelos de Linha Catarina, no interior de Teutônia.