Linha Auxiliadora sediou ontem o tradicional Encontro de Mulheres. A programação ocorreu no Salão Comunitário e foi realizada em uma parceria do Conselho Encantadense de Clubes de Mães, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, com apoio da prefeitura.
Cerca de 400 pessoas prestigiaram o evento. O objetivo da atividade é a valorização e a homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, além da comemoração dos 56 anos de fundação do STR no município.
“Queremos fortalecer cada vez mais os clubes de mães e a agricultura”, destacou o chefe de escritório da Emater/RS-Ascar, Higor Barcelos. O prefeito Adroaldo Conzatti enfatizou que a vida nas comunidades é motivada pelas mulheres.
Para o presidente do STR, Gilberto Zanatta, o encontro é um momento de união das mulheres, valorização e luta pelos direitos. Conforme a presidente do Clube de Mães Alertas Donas de Casa da Linha Auxiliadora, Ieda Cofferri Tonezer, toda a comunidade se uniu para preparar o evento. “Nós mulheres podemos assumir compromissos e mostrar que somos capazes”, diz. O grupo conta com 25 integrantes.
A programação contou ainda com bolo em comemoração ao aniversário, apresentação cultural e baile.
Escolha da Mãe do Ano
Dez candidatas, representando cada clube de mães, concorreram ao título. A agricultora aposentada Ilse da Rosa, 69, de Linha Argola, passou a faixa para Arijane Bouvié Slaifer, 44, rainha 2018.
Ela é integrante do Clube de Mães Em Busca do Ideal, de Linha São Luiz. “É algo novo para mim. O clube de mães me deu a maior força e eu tive apoio da família. O encontro em si foi muito bom, deveria ter mais do que uma vez por ano”, disse após o desfile.
Entre as candidatas, esteva a representante de Linha Argola, Ida Maria Dalla Vecchia, 90, a mais idosa entre as mães que desfilaram. “O importante é participar. Me senti bem. Tinha uma torcida grande e muita gente que estava aqui eu conhecia, pois nasci nessa comunidade.”
Para Ilse, o título foi algo especial. “É gratificante. A gente se sente reconhecida. Foi bem legal este ano como ser reconhecida como rainha”, comentou.
Os critérios de avaliação foram: currículo, simpatia, apresentação pessoal e desenvoltura ao desfilar. As princesas 2018 são Elizabete Teresa Luzzi, 63, do Clube Lar Futuro Promissor de Jacarezinho, e Iracema Horst, 78, do Clube de Mães Farrapos, do centro.
Cada uma recebeu uma cesta oferecida pelo Sicredi, Di Hellen Cosméticos e Loja Marvan. O desfile das candidatas foi organizado pela Loja Beneduzi.
Troféu
Neste ano a novidade foi o troféu Volmir Kunzler para as duas melhores torcidas. A homenagem ao vereador falecido no início do ano é uma forma de manter a lembrança do parlamentar que teve grande atuação no meio agrícola.
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br