A primeira apresentação da Paixão de Cristo ocorre hoje, 23, às 20h. A encenação ocorre em frente ao Convento Franciscano São Boaventura. A peça será reapresentada amanhã, 24, no mesmo horário. Com a participação de mais de 70 atores da comunidade, o espetáculo chega à 13ª edição.
Realizado pela Associação Cultural de Imigrante, a entrada é gratuita e tem apoio do governo municipal e empresas patrocinadoras. Além do palco, a estrutura montada consiste em arquibancadas, praça de alimentação, banheiros químicos e estacionamento. Haverá seguranças e apoio da Brigada Militar e Polícia Rodoviária Estadual.
A apresentação deste ano será a estreia do diretor Pablo Capalonga. Com 20 anos de experiência como ator e 14 como diretor, ele coordena os grupos de teatro da Univates, em Lajeado, e do Natal no Morro, de Arvorezinha.
De acordo com Capalonga, a Paixão de Cristo consiste em um espetáculo de “grande responsabilidade”, devido à sua tradição. Segundo ele, o grupo de atores é “extremamente dedicado”. Iniciados em 3 de janeiro, os ensaios ocorreram de três a quatro vezes por semana. Ontem, foi feito o último ensaio geral antes das apresentações.
Como nas edições anteriores, haverá novidades no enredo. Conforme Capalonga, tornou-se uma característica da encenação contar os últimos dias da vida de Jesus Cristo de formas diferentes.
Encenada desde 2006, a Paixão de Cristo de Imigrante integra do Calendário de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul.
Encontro de danças
Amanhã, 24, a partir das 10h, Imigrante também sedia o tradicional encontro de danças folclóricas alemãs. Promovido pelo grupo Sonnenlicht, o evento ocorre na sede do Ecas, na rua Fernando Ferrari, 61, no centro.
Já confirmaram presença 23 grupos da Região Sul. Turistas que tiverem interesse em almoçar no evento podem efetuar a reserva dos cartões até hoje, 23, com Elisa ou Rudimar Magedanz, pelo 9 8210-0289.