Os detalhes da Liga Gaúcha de Futsal 2018 foram definidos na reunião técnica realizada na segunda-feira, em Porto Alegre. A estreia da Alaf ocorre no dia 28 de abril, diante da Asif, de Ibirubá, em Lajeado.
São 12 times que se enfrentam em turno e returno. Os dois últimos colocados serão rebaixados à Série Prata de 2019. Para a segunda fase, passam os oito melhores. A eliminatória, conforme colocação, terá 1º versus 8º, 2º versus 7º, 3º versus 6º e 4º versus 5º. Serão jogos de ida e volta em que a equipe de melhor campanha tem a vantagem do empate na prorrogação.
As novidades nesta edição são o Parobé Futsal, de Parobé, e a Associação Esportiva Uruguaianense (AEU), de Uruguaiana, campeã e vice-campeã, respectivamente, do Estadual Série Prata em 2017. As demais equipes são: Assoeva (Venâncio Aires), ACBF (Carlos Barbosa), AES (Sobradinho), Atlântico (Erechim), América (Tapera), BGF (Bento Gonçalves), Sase (Selbach) e Guarany (Espumoso).
De acordo com o presidente da Alaf, Alexandre Heisler, a expectativa é fazer uma grande competição. Para isso espera mais uma vez contar com a presença do público. “Dentro da nossa possibilidade, queremos fazer uma boa campanha, sempre lutando pela vitória.”
Primeira rodada
A rodada inaugural ocorre no dia 28 de abril. Participando da Liga Nacional de Futsal, Atlântico e Assoeva podem ter a estreia antecipada para os dias 26 ou 27. Os adversários são América e Parobé Futsal, respectivamente. Já a ACBF terá a estreia remanejada na primeira rodada porque disputa a Libertadores. Os demais confrontos são Sase versus BGF, AEU versus AES e Alaf versus Asif.