A Chevrolet Spin, modelo líder de vendas no segmento de minivans, acaba de chegar à linha 2018. Nascido em 2012, o monovolume tem a missão de substituir duas minivans consagradas no mercado brasileiro, Meriva e Zafira.
Criada sobre a plataforma Gamma II da GM, mede 4,62 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,68 m de altura e 2,62 m de entre-eixos e deriva do projeto que originou o Cobalt. Tem um bom volume interno e porta-malas para 710 litros.
A GM também lançou a versão aventureira, a Activ, com proteções e adesivos decorativos laterais, bem como retrovisores em preto brilhante, rodas de liga leve aro 16 polegadas de desenho exclusivo, estepe fixado na traseira, barras longitudinais no teto, entre outros.
Em 2016, a Chevrolet Spin passou por atualização e ganhou mais aços de alta resistência na estrutura da carroceria. Além disso, inovou ao ser o primeiro carro nacional com grade ativa, que tem aletas ajustáveis conforme a velocidade.
As alterações surtiram efeito na redução do consumo e emissão, dando à Chevrolet Spin continuidade no mercado de forma sustentável, sendo preferida como táxi, pois tem ótimo espaço interno e porta-malas mais do que suficiente. Poucos meses depois, surgiu nova atualização, trazendo o MyLink 2 com Android Auto e Car Play, bem como outros serviços do OnStar.
Versão 2018
No Brasil, a Chevrolet Spin 2018 é uma das poucas opções de modelo de minivan voltada para a família e para o segmento de táxis, vendendo mais que os concorrentes.
Com porte volumoso, conta com linha de cintura alta e janelas pequenas, além de capô elevado. Na frente, os faróis simples têm máscara negra, enquanto a grade é dividida por uma barra e o acabamento é cromado no entorno. A frente é arrendondada e bem aerodinâmica, apesar da altura. O para-choque apresenta faróis de neblina e há um defletor de ar sob o conjunto.
As laterais são bem limpas e as rodas aro 15 polegadas podem ser de aço ou liga leve, há também a opção de 16 polegadas no modelo Activ.
Por dentro, o painel conta com instrumentação análogo-digital, bem como multimídia na parte central, difusores de ar elevados, porta-luvas com iluminação e abertura para cima. Destaque para a multimídia MyLink 2 com Google Android Auto, incluindo navegadores Maps e Waze e Car Play, que tem ainda tela de 7 polegadas, rádio AM/FM, Bluetooth com streaming e comandos de voz, conexões USB e auxiliar, além de serviço OnStar.
Para o gerente de vendas da Concessionária JA Spohr, Saul Delazeri, o cliente que procura um veículo com bom custo-benefício, facilidade de recolocação no mercado e com até sete lugares se encantará com a Spin.
“Ela é a minivan que mais conquistou credibilidade junto ao consumidor, sendo no quesito durabilidade, por sua mecânica confiável ou pela confiança na marca.”
Delazeri também menciona a nova tecnologia implantada nos veículos da GM, o sistema OnStar.
Segundo o gerente, a participação do veículo no mercado é de liderança inabalável no segmento, desde o lançamento. “A procura pelo veículo é constante e estável.”
Novidades
A Spin 2018 traz como principal novidade a introdução da nova geração do sistema multimídia MyLink, já disponível para os também compactos Onix, Prisma e Cobalt.
A nova versão do sistema MyLink da Chevrolet Spin agora é compatível com Android Auto, que oferece o acesso a aplicativos como o Google Maps e Waze, de navegação com informações do trânsito em tempo real, e o WhatsApp, de troca de mensagens. Há também o Apple CarPlay, pelo qual o motorista pode acessar apps como Apple Music e o Spotify.
Além disso, o sistema passa a dispor de uma nova tela sensível ao toque de alta resolução com tecnologia multi-touch, similar à de smartphones, que facilita a navegação com os dedos e permite reorganizar os ícones da página inicial.
Galeria de fotos
Motor e desempenho
Assim como o Cobalt, a Chevrolet Spin utiliza o motor 1.8 EconoFlex. Esse propulsor tem quatro cilindros, bloco em ferro fundido e cabeçote em alumínio. Na atualização mais recente, o 1.8 EconoFlex também ganhou modificações para ficar mais eficiente.
O motor entrega 106 cv a 5.200 rpm na gasolina e 111 cv a 5.200 rpm no etanol, bem como16,8 kgfm a 2.600 rpm e 17,7 kgfm a 2.600 rpm, respectivamente com gasolina e etanol.
A Spin 2018 tem um desempenho adequado para sua proposta. O antigo motor assegura boa força em baixas rotações, conseguindo assim também uma boa média de consumo para um carro com peso moderado. O monovolume responde bem no meio urbano.
O motor é silencioso, garantindo poucas trocas de marcha na versão manual, dando mais conforto ao dirigir e respondendo bem em aclives acentuados.
No automático, a Spin tem um comportamento mais suave ao rodar e confortável, oferecendo reduções de marcha adequadas, bem como saídas rápidas sem muitas delongas.
No geral, a Chevrolet Spin 2018 tem posição de dirigir elevada e comandos próximos das mãos.
Apesar da área envidraçada ser menor do que em outras minivans, ela não limita a visibilidade, tendo ainda câmera de ré, dependendo da versão.
A direção elétrica é muito leve em manobras e progressiva em condução. Já a suspensão tem um ajuste mais firme, por conta das proporções da minivan.
Ficha técnica – Chevrolet Spin
• Motor: 1.8 flex, dianteiro transversal
• Potência: 106 cv/gasolina e 111 cv/etanol
• Torque: 16,8 kgfm/gasolina e 17,7 kgfm/etanol
• Transmissão: automática e manual de 6 marchas
• Freios: disco ventilado e tambor
• Direção: elétrica
• Suspensão: independente McPherson e eixo de torção
• Rodas: aço de liga leve aros 15 e 16 polegadas
• Comprimento: 4,62 m
• Largura: 1,76 m
• Altura: 1,68 m
• Entre-eixos: 2,62 m
• Porta-malas: 710 l
• Tanque: 53 l