Moradores esperam pavimentação de rua

Bom Retiro do Sul

Moradores esperam pavimentação de rua

Ampliação de via propiciou novo acesso à Barragem Eclusa e à ERS-129

Moradores esperam pavimentação de rua
Vale do Taquari

Principal ponto turístico da cidade, a Barragem Eclusa ganhou um acesso alternativo com o prolongamento da rua Vicente Diedrich, no bairro Imigrantes. Reivindicada faz mais de 20 anos pela comunidade, a obra foi concluída neste mês, após a doação de um terreno particular ao município. Agora, os moradores pedem o asfaltamento da via.

A interligação entre as ruas Vicente Diedrich e Álvaro Haubert, próximo à ERS 129, foi uma das promessas de campanha da atual gestão. Os serviços consistiram em corte da vegetação, terraplanagem, escavação, colocação de drenagem pluvial e aterramento de uma extensão de cerca de 400 metros.

Residente no bairro faz mais de 40 anos, Nelmo Lehrner, 75, enaltece a importância do prolongamento. Segundo ele, um impasse com o proprietário do terreno impedia que a obra fosse realizada pelos governos anteriores.

O aposentado considera a alteração na malha viária uma medida que “desafoga” o tráfego na avenida Senador Pinheiro Machado.

Funcionário de um estabelecimento comercial próximo ao novo trecho, Rodrigo Pacheco, 21, ressalta que o término da obra facilitou a circulação para moradores e turistas que visitam a barragem. Ressalta, porém, que a ampliação precisa de acabamentos, como a remoção de um poste de energia elétrica que ainda está no meio da pista.

Pacheco também aponta a necessidade de pavimentação da rua, por se tratar de uma área de constantes alagamentos, próxima ao Rio Taquari. “Ali pega água de enchente. Se ficar assim, sempre que chover, vai estragar muito”, opina.

Anel viário

Conforme a administração municipal, antes do início da obra, em 19 de fevereiro, o governo solicitou à RGE a retirada do poste, o que ainda é aguardado.

Sobre o asfaltamento, informa que há um projeto cadastrado no Ministério das Cidades, que deve captar financiamento de cerca de R$ 4,2 milhões para obras de pavimentação em diversas ruas. O novo trecho está incluso na proposta.

Segundo o secretário de Planejamento, Claudio dos Santos, o prolongamento da Vicente Diedrich reduz a dependência que o município tem da avenida Senador Pinheiro Machado. “É uma nova opção para o deslocamento da população, ligando as partes alta e baixa da cidade”, afirma.

A medida integra o plano de implantação de um “anel viário”, que promete reconfigurar o trânsito da cidade, com investimentos nas vias alternativas. O objetivo é melhorar a mobilidade urbana, bem como o escoamento da produção local nos setores agropecuário e industrial. A meta da gestão é concluir as obras até o fim do mandato, em 2020.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais