A gerência da Emater/RS-Ascar realizou ontem um seminário com os profissionais da entidade pertencentes ao Escritório Regional de Lajeado.
O objetivo da programação, realizada no Auditório Itália do Centro Administrativo, foi avaliar o processo administrativo e técnico de toda a região. Mostrar para a equipe os resultados e o planejamento 2018, bem como fortalecer a integração e a troca de experiências.
Ao todo 154 técnicos e extensionistas de 55 municípios participaram. Ao longo do ano, a Central realiza 13 seminários integrando todos os escritórios regionais do estado.
“Mais importante do que trazer a informação. Ouvir o que já foi feito, projetar é achar as estratégias certas para executar no período de 2018. Nós atingimos todas as metas propostas perante nossas instituições que bancam a Emater, ou seja, prefeituras, Estado e o governo federal”, comenta o presidente da Emater/RS-Ascar, Clair Tomé Kuhn.
Esse tipo de evento ocorre desde 2015. É uma oportunidade, conforme Kuhn, de esclarecer dúvidas e ouvir sugestões.
Para Kuhn, o diferencial do Vale do Taquari é ser uma região mais povoada com maior número de produtores da agricultura familiar. A meta nacional é atender 70 a 80 famílias de pequenos agricultores por funcionário. Segundo Kuhn, o número chega a 150 famílias por técnico em cada município.
“Esse evento proporciona o enriquecimento das experiências técnicas entre os colegas. Fortalece a credibilidade dos escritórios locais e alavanca as ações executadas”, menciona o chefe de escritório da Emater/RS-Ascar de Encantado, Higor Barcelos.
Encantado tem 624 famílias assistidas pela entidade. Dessas, 44 são de produtores integrados à Gestão Sustentável da agricultura familiar, programa promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e executado pela Emater.
Para o engenheiro agrônomo de Roca Sales, Guilherme Miritz, o evento é importante. “Serve para sabermos o que o pessoal da central pensa e a gerência ouvir quem está no campo pensa, o que viemos enfrentando nos municípios. Vem conhecer a nossa realidade e montar o planejamento para o estado”, salienta.
A programação contou ainda com apresentação das principais atividades realizadas na região, espaço para debates, questionamentos e destaques. Estiveram presentes os diretores-executivos Lino Moura e Silvana Dalmás, e o gerente regional Marcelo Brandoli e o adjunto Carlos Lagemann.
Agricultura no estado
A estimativa de plantio para este ano dos principais quatro grãos: arroz, feijão, milho e soja deve ficar em torno de 33,2 milhões de toneladas. Isso significa 9,5% abaixo da safra do ano passado. Porém, se comparada aos últimos dez anos, é a segunda melhor safra, conforme Kuhn.
“A locomotiva do estado é a agricultura, sendo 40% do PIB gerado da agricultura”, salienta o presidente da Emater. No Vale do Taquari, é foco da entidade são as pequenas propriedades. Nesse contexto, o crédito assistido é orientado aos produtores como, por exemplo, em qual linha é melhor cada produtor investir e se encaixa, além da assistência técnica.
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br