Representantes de mais de 20 cidades da região se reúnem no Sesc Lajeado para conhecer as ações e projetos oferecidos pela unidade e que podem ser realizados em parceria com o poder público. No total, 31 municípios são atendidos. O encontro ocorreu na manhã de ontem e abordou os cinco eixos de atuação: educação, cultura, saúde, esporte e lazer.
O café da manhã começou com a intervenção da atriz Sofia Salvatori. Ela quebrou o gelo fazendo perguntas sobre os principais pontos de municípios do Vale e interagindo com o público. Na sequência, a gerente do Sesc Lajeado, Betina Durayski, ressaltou o compromisso com as comunidades.
“Já começamos atividades em janeiro e, a partir de hoje, queremos fortalecer esse vínculo para cumprir a missão de promover bem estar social e qualidade de vida nas comunidades onde o Sesc está inserido”.
Na área do esporte, já está confirmado o Dia do Desafio, marcado para 30 de maio. A entidade auxilia os municípios na organização de corridas de rua, cicloturismo, passeios turísticos ou competições, e atividades recreativas e de lazer, como a Escola do Chimarrão. Também apoia a organização de campeonatos de atividades coletivas, inclusive na arbitragem, premiação e julgamento.
Já o eixo cultura envolve artes cênicas, música, literatura, cinema e artes visuais. A agente cultural da unidade, Claudine Becker, lembra que o Sesc Lajeado é o único do RS que tem uma sala destinada exclusivamente a exposições de artes visuais. Comentou também que há um projeto piloto de levar alunas da rede pública a visitações guiadas, a fim de aproximar esse público da produção artística.
Em relação ao teatro, ela ressalta que o Sesc consegue valores mais acessíveis, já que os grupos acabam fechando pacotes de apresentações. Outra atividade é um dia de recreação e cultura na própria entidade. Na ocasião, as escolas podem aproveitar para conhecer outros pontos de Lajeado.
Na área educativa, o Sesc disponibiliza profissionais para palestrar sobre bem estar, alimentação saudável e diabetes. Além disso, promove ações de formação para professores e outros públicos. Na saúde, o principal projeto é o Sorrindo para o Futuro, que promove a saúde bucal preventiva para alunos da educação infantil até o 5º ano.
Em 2019, estará disponível para o Sesc Lajeado uma carreta que leva equipamentos de raio X e tratamentos de canal. A contrapartida do município é a hospedagem e alimentação dos cinco profissionais envolvidos no projeto, que atendem gratuitamente a comunidade.
Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br