O costume de decorar casquinhas de ovos é uma tradição antiga. Para estimular essa forma de arte a Secretaria Municipal da Educação e Cultura, em parceria com a Casa de Cultura Pedro José Lahude, promove junto às escolas um concurso de casquinhas de ovos decorados.
Esta ação integra o projeto da educação denominado “Criança, Família, Escola e Comunidade, a partir do zoneamento escolar”. O objetivo, de acordo com o coordenador da Casa de Cultura Eldo Orlandini, visa envolver os alunos e seus familiares nesta prática comum no passado.
A tradição antecede o período da Páscoa e é dedicado a armazenar guloseimas diversas, como o cri-cri, dentro das casquinhas pintadas. “Hoje em dia não se tem mais esse hábito. É mais fácil comprar as casquinhas prontas, mas com isso se perde, também, um pouco do sentido da Páscoa”, explica Orlandini.
Segundo ele, o concurso será um momento de união, de troca e de reflexão entre as famílias, além de uma parceria com a escola.
Como participar
O concurso é dividido em duas categorias. A primeira, para alunos da Educação Infantil ao 2º ano, a segunda, para os alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Cada escola poderá inscrever até cinco casquinhas por categoria.
A entrega das peças ocorre segunda-feira, dia 19, na Casa de Cultura, e devem estar identificadas com o nome do aluno, da escola e a turma. Uma comissão julgadora avaliará a criatividade e originalidade dos ovos decorados. Essa comissão será composta pelo responsável pela Casa de Cultura, um membro do setor de Comunicação Social e um membro da Secretaria Geral do Governo.
O resultado será divulgado no dia 28 de março. A premiação será entregue em 29 de março. Para os primeiros colocados de cada categoria, o prêmio será uma cesta de Páscoa. Para os segundos e terceiros colocados, o prêmio será um ovo de chocolate.
Colinas
Os moradores interessados em participar do concurso Ornamentação de Páscoa “Colinas – a Páscoa mais doce do Vale” tem até domingo, dia 18 de março, para decorarem a frente de sua residência, comércio ou entidade. A iniciativa inédita é promovida pela Administração Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto.
Todos que decorarem o seu ambiente estão automaticamente inscritos. Entre os dias 19 e 22 as ornamentações serão fotografadas e avaliadas pela comissão julgadora formada por profissionais da área de arquitetura, paisagismo e turismo.
Nas residências, a ornamentação deve ser instalada na fachada, jardim ou pátio. Nas lojas poderá ser usada na fachada, vitrine ou interior. Nos edifícios e entidades em geral pode estar presente na fachada ou jardins.
Serão premiados com um coelho de artesanato o 1º e 2º lugar da categoria Melhor Criatividade para o Comércio/entidades e 1º e 2º lugar para Melhor Criatividade Residências. A divulgação do resultado ocorre no dia 26 de março, junto à prefeitura.