Aclamada durante assembleia geral da Acil realizada nessa terça-feira, 13, Aline Bagatini Eggers se tornou a primeira mulher eleita para comandar a entidade empresarial que já teve 56 presidentes homens em 96 anos de história.
Aline segue os passos do pai, Nelson Eggers, que foi presidente da Acil na gestão 1980-1981 e hoje é o diretor-presidente da Fruki. Administradora de Empresas, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ela é pós-graduada em Finanças e Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Aline iniciou a vida profissional nas Empresas Petróleo Ipiranga, onde trabalhou de 1992 a 2002 como assessora de Planejamento do Staff Corporativo. Atua como Diretora Administrativa e de RH da Bebidas Fruki desde 2002.
Membro dos conselhos da Fundef, Sesi, Senai e Tecnovates foi vice-presidente de Relações Institucionais na gestão anterior da Acil.
Entrevista
“As potencialidades do Vale são enormes”
A Hora – O que representa assumir o cargo máximo da Acil?
Aline Eggers Bagatini – É uma elevada honra e, ao mesmo tempo, um grande desafio. A Acil tem uma história quase centenária de mobilização e articulação das forças empresariais, não só de Lajeado mas de toda a região, em prol do nosso desenvolvimento econômico e social. Grandes lideranças já ocuparam o cargo, que assumo como a primeira mulher. Entendo que minha carreira empresarial preparou-me para esta nobre missão. Pretendo trazer para a função toda a minha trajetória de empreendedora e, assim, contribuir para a continuidade da história de fomento do desenvolvimento empresarial da Acil. Tenho também claro que muito aprender. Levarei do tempo dedicado à entidade uma rica bagagem que me ajudará nas sucessivas missões que me aguardam no mundo empresarial. Esta é a faceta fascinante do voluntariado. A gente se doa, mas ganha muito mais em retribuição.
Qual a importância da Acil para o município e a união e participação das entidades civis nas pautas da cidade?
Aline – Uma entidade associativa empresarial é poderoso elemento catalisador, um dínamo de potencialização das forças produtivas do município. A Acil ostenta história de grandes realizações nos cenários econômicos de Lajeado e região, o que comprova a evidência da sua força associativista empresarial. A entidade cultiva relação de grande proximidade e identidade com as demais forças vivas da região. Essa trajetória de sinergia da força empresarial ganhou mais força na gestão do presidente Miguel Arenhart com a criação do Fórum das Entidades Empresariais e Sociais de Lajeado. É o princípio da união associativista elevado ao estado da arte. Juntos, temos maior representatividade no encaminhamento das grandes questões que envolvem o desenvolvimento econômico e social de nosso município e região. Vivenciando a atuação da Acil há longos anos, trabalharemos para que nossa entidade continue sendo, às vésperas de completar 100 anos, fórum renovado e protagonista no fomento da economia regional
Quais os planos para a gestão 2018-2020?
Aline – Pretendemos, ao longo dos próximos dois anos, fortalecer o associativismo e criar ambiente cada vez mais empreendedor, que continue favorecendo e estimulando o desenvolvimento do nosso município e região. Desejamos promover o maior envolvimento e participação dos associados, através de programas de desenvolvimento de expertises administrativas e empreendedoras e fóruns executivos, para que possam encarar com mais confiança os desafios do mercado competitivo e inovador. Além disso, daremos continuidade aos trabalhos já realizados pela entidade, com foco nas feiras Expovale e Construmóbil, nos eventos e reuniões-almoço, nos diversos Núcleos e na representatividade da classe empresarial. Também teremos uma vice-presidência focada nos temas da Inovação e Tecnologia, visando criar e incrementar ações nestas áreas fundamentais para o nosso desenvolvimento, em iniciativas de sintonia com a Univates e o Tecnovates. Ao mesmo tempo, reconhecendo e elogiando o mérito da atual gestão, vamos fortalecer o Fórum das Entidades Empresariais e Sociais de Lajeado. Acredito que podemos incrementar negócios de elevado valor agregado e assim fortalecer e projetar cada vez mais nossa economia. É através da união e do associativismo que podemos continuar contribuindo de forma assertiva para o desenvolvimento econômico e social do Vale do Taquari.
Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br