Município revisa metas

Encantado

Município revisa metas

Avaliação é que 51% das metas do plano de educação foram atingidas

Município revisa metas
Encantado

O Fórum Municipal de Educação promoveu ontem a Conferência para tratar do Plano de Educação aprovado em 2015. O evento ocorreu no Auditório Imigrante do Centro Administrativo Municipal.

O foco central foi debater o que falta concretizar das 20 metas estabelecidas no Plano Municipal da Educação aprovado em 2015 com previsão de ser concretizado até 2025.

O panorama geral de Encantado se apresenta com 51% das propostas alcançadas.

Ao todo são 20 metas divididas em 187 estratégias. Destas, 96 foram cumpridas. Não foi realizado 27% do Plano e 22% estão as estratégias sendo construídas.

Para a votação e análise das alterações ou manutenção das propostas ainda a serem efetivadas foram eleitos delegados.

Cada escola, entidade ou instituição podia mandar um representante para que assumisse esse papel na conferência. Cerca de 40 pessoas participaram da programação.

Da avaliação feita após três anos do plano municipal, o próximo passo é a elaboração de um relatório pelos integrantes do Fórum para ser enviado ao Executivo e ao Legislativo. O documento tem como base o Plano Nacional.

Uma das mudanças propostas é a solicitação de alteração no plano de carreira dos professores para que seja acrescida a gratificação salarial quando da conclusão de especialização (lato sensu).

Para a secretária municipal da Educação e Cultura, Neide Graciola, educação se faz em conjunto com a comunidade. “A educação é algo que perpassa todos os setores da sociedade. Precisamos de uma educação de qualidade para superar o desemprego, a corrupção, a criminalidade, por exemplo”, comenta.

Segundo ela, tudo passa pela educação, sendo esta a esperança de uma sociedade melhor e mais igualitária. Entretanto, Neide ressalta que isso não pode ficar apenas no discurso, mas em ações efetivas.

O que é o Fórum

O Fórum Municipal de Educação é formado por 18 integrantes. Os membros são representantes de vários segmentos, dentre eles Secretaria Municipal da Educação, Câmara de Vereadores, todas as redes de ensino e do Conselho Municipal da Educação, além de uma equipe técnica formada por profissionais da área. A função do fórum é monitorar e avaliar o Plano Municipal de Educação.

Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais