Teutônia entra na ginga

Teutônia

Teutônia entra na ginga

Semana da Capoeira traz mestres renomados no país e com trabalhos no exterior

Teutônia entra na ginga
Teutônia

Inicia hoje, 15, a 4ª Semana Municipal de Capoeira. A programação prevê atividades em escolas e conta com a participação de mais de 40 mestres, inclusive de fora do país. O encerramento ocorrerá no sábado, 17, com a entrega de certificados para cerca de 70 alunos dos núcleos de cultura, no saguão da prefeitura, no Centro Administrativo.

O evento é organizado pelo grupo Modelo Oxóssi, liderado pelo mestre Claiton Crovatto Jr. (Submission), professor da modalidade em Teutônia há 12 anos. A Semana da Capoeira tem apoio da Administração Municipal, por meio das secretarias de Educação e de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer.

Estão confirmadas as presenças de importantes referências da modalidade, como o mestre Ratinho, da Itália, e o mestre Índio, da Bahia. Também integrarão o evento capoeiristas do Chile, Uruguai e Santa Catarina, além de várias regiões do RS. Participarão representantes de Porto Alegre, Santa Maria, São Sepé, Caçapava do Sul, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul e outras cidades.

Entre as atividades, estão oficinas, palestras e demonstrações em instituições de ensino. Hoje de manhã, a partir das 9h30min, a programação inicia na escola 24 de Maio. À tarde, às 14h30min, será a vez da Guilherme Sommer.

A Semana da Capoeira ainda inclui a quinta edição dos Jogos Competitivos Escolares, amanhã, 16, no Cemef Leonel de Moura Brizola. Sem contato físico, as disputas serão realizadas por estudantes da instituição. Uma comissão de mestres avaliará as melhores performances e premiará os três primeiros colocados.

No sábado, além da solenidade de formatura dos alunos dos núcleos de cultura, haverá demonstrações de grupos de terceira idade e de deficientes físicos, como cadeirantes e pessoas com síndrome de down. Também ocorrerão apresentações artísticas do Grupo Danças e Ritmos, do Cemef, e de um grupo uruguaio de candombe.

Além de um exercício aeróbico completo, a luta brasileira também ensina musicalidade, ritmo e história do país

Além de um exercício aeróbico completo, a luta brasileira também ensina musicalidade, ritmo e história do país

Palavra do mestre

“A capoeira não tem idade, nem raça, nem credo, nem cor. Qualquer um pode participar”, salienta Crovatto Jr. Com cerca de 300 alunos em Teutônia, o mestre destaca que todos os interessados em começar a praticar nos núcleos de cultura podem se inscrever de forma gratuita, na Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer.

Sobre o desenvolvimento da arte afro-brasileira em uma região em que predomina a cultura germânica, Crovatto Jr. comenta que “não foi fácil” enfrentar os preconceitos para introduzir a capoeira no município. Houve “bastante resistência” logo que os trabalhos começaram. “Hoje está muito boa a aceitação. É claro que sempre pode melhorar”, pondera.

[bloco 1]

Submission conta que, com o tempo, a comunidade passou a reconhecer a seriedade do trabalho, cujo intuito é ensinar a arte como meio de inclusão social, proporcionando atividades físicas, cultura e disciplina para jovens de baixa renda. Conforme o mestre, a capoeira proporciona muitos aprendizados que contribuem na formação do caráter dos praticantes.

Integração

De acordo com o secretário Marcelo Brentano, o objetivo é promover um “grande intercâmbio cultural”. Destaca que esta é a primeira vez que a administração participa de forma ativa do evento, para estimular e dar visibilidade ao trabalho nos núcleos do município.

 

Saiba mais

Programação da 4ª Semana Municipal da Capoeira

– Hoje | Escola 24 Maio
Horário: das 9h30 às 11h
Abertura da Semana de Capoeira com as autoridades presentes.
Workshop com o Mestre Ratinho (Itália).
Roda de capoeira e integração com alunos e mestres convidados.
Escola Guilherme Sommer
Horário: das 14h30 às 16h
Workshop com o Mestre Ratinho (Itália).
Roda de capoeira integração com alunos e mestres convidados.

– Amanhã (16/03) | Cemef Leonel de Moura Brizola
Horário: das 8h30 às 11h15 e das 13h30 às 16h15
Workshop com o Mestre Ratinho (Itália).
Workshop com o Mestre Grilo (Porto Alegre).
Abertura e início dos 5° Jogos Competitivos de Capoeira, sob coordenação do Mestre Submission, Mestre Ratinho, Mestre Grilo, Professora Ciganinha e Professor Amaral.

– Sábado (17/03) | Saguão da prefeitura de Teutônia
Horário: das 14h às 17h
Solenidade com a presença das autoridades.
Apresentação do Grupo Danças e Ritmos do Cemef e do grupo de Terceira Idade de capoeira.
Roda de abertura com os mestres convidados.
Formatura dos alunos dos núcleos de cultura.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais