Um novo processo de formação de condutores, cursos de especialização e de reciclagem, entra em vigor no país nos próximos meses. A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi publicada no Diário Oficial da União com as especificações gerais. Ainda assim, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) aguardam informações mais precisas para readaptar a metodologia e o currículo.
“Temos muito mais dúvidas do que certezas. Estranhamos a falta dos anexos. Esses dados dirão pontualmente o que muda”, diz o presidente do Sindicato Estadual dos CFCs, Edson Luiz da Cunha.
Segundo ele, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) publicaria esses materiais pela internet ainda na terça-feira. “Disseram estar na fase de revisão do texto.”
O material apresenta mudanças no processo de formação de condutores de veículos automotores e elétricos. Exige exames toxicológicos para motoristas profissionais, também regra a expedição de documentos de habilitação.
De acordo com o Denatran, esse novo marco é fundamentado em teorias e práticas pedagógicas que sejam capazes de promover um trânsito mais seguro, no qual os condutores tenham condições de receber a devida formação.
Avanço
Instrutor do SestSenat de Lajeado, Franco Fernandes, diz que a resolução 726 traz melhorias. “O formato esta com conteúdo programático bem estruturado para cada etapa, tornando o processo cada vez mais metódico, visando transmitir uma padronização de processos ao candidato.” Em relação aos cursos de condutores profissionais, diz, houve também aumento para 60h para Cargas Perigosas e Indivisíveis. “Espera-se que essas mudanças venham melhorar o processo de formação de novos condutores e qualificar ainda mais os profissionais.”
Preço para o condutor
Diretor de um CFC de Lajeado, Victor Hugo Machry, ressalta que alguns itens pedidos na resolução já estão em prática no RS. Como o caso da gravação de todas as aulas e provas e a determinação de um instrutor por aluno. “O monitoramento por vídeo começamos em setembro.”
Com relação ao preço da habilitação, afirma ser precipitado dizer quanto vai aumentar. “São regras que encarecem o serviço.”
Prazo
Conforme o Denatran, a previsão é que as alterações entrem em vigor em até três meses. O novo sistema foi construído por meio da Câmara Temática de Educação, Habilitação e Formação de Condutores. O grupo foi responsável pela revisão do programa. O trabalho ocorreu em diversos segmentos, inclusive por meio de consultas públicas.
Aulas de moto na rua
Um dos pontos mais divergentes da regra, implanta a obrigatoriedade de aulas práticas de motocicleta nas vias públicas. Conforme o Denatran, para garantir a segurança, o instrutor deverá orientar o candidato a pilotar de uma forma defensiva, respeitando a legislação vigente.
A ideia é que o instrutor acompanhe o percurso em um segundo veículo. A comunicação deve ser por meio de um comunicador. Para preparar a aula, o responsável deve orientar o candidato sobre os objetivos do percurso. Essa etapa só será aplicada após as aulas em circuito fechado.
Renovação de CNH
Todas as pessoas terão que fazer um curso teórico de 10 horas/aula e depois passar por uma prova, para conseguir renovar a CNH. Esse curso poderá ser feito presencialmente ou à distância.
Filipe Faleiro: filipe@jornalahora.inf.br