Univates abre polo EAD

Encantado

Univates abre polo EAD

Unidade oferece 13 cursos nas áreas de licenciaturas, bacharelados e tecnólogos

Univates abre polo EAD
Encantado

A inauguração do novo polo de educação a distância (EAD) da Universidade do Vale do Taquari (Univates) ocorreu na noite da segunda-feira. Autoridades e estudantes estiveram presentes.

O polo está situado na sede da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), parceira da universidade, na Travessa Fidele Ergilis Sana, nº 41, sala 202, Centro. Ao todo, são 13 cursos de graduação e tecnológicos oferecidos.

Na área das licenciaturas as graduações são de Ciências Biológicas, História, Letras e Pedagogia, e os bacharelados em Administração e Ciências Contábeis. As opções de Superior de Tecnologia são: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística e Processos Gerenciais.

O presidente da Aci-e, Marcos Tonin, enfatiza a parceria entre a instituição de ensino e a entidade. “Nossa associação não sai das finalidades de atender o empresariado, mas vai ao encontro dos filhos e funcionários desses empresários facilitando o acesso à educação”, diz.

O representante dos alunos e vice-prefeito, Enoir Cardoso, contou sobre sua volta aos estudos após um período do curso em gestão financeira ficar trancado. “Como alunos estamos alegres e felizes em ter esse polo, pois sabemos da qualidade de ensino oferecido pela Univates”, destaca.

A comodidade e a questão econômica dos cursos EAD foram ressaltados pela secretária municipal de Educação e Cultura, Neide Graciola. Para ela, a permanência no mercado de trabalho não depende só da qualidade da universidade, mas também do aluno que deve fazer jus ao diploma conquistado.

Evolução tecnológica

O reitor da Univates, Ney José Lazzari, salienta que devido às mudanças e aos avanços tecnológicos a universidade também resolveu investir na educação a distância. Além de Encantado e do polo matriz, em Lajeado, a educação a distância da Univates está presente em nove cidades: Serafina Corrêa, Venâncio Aires, Soledade, Bom Retiro do Sul, Estrela, Taquari, Guaporé, Teutônia e Arroio do Meio.

Lazarri comenta que está em estudo e negociação a implantação de outros polos em Montenegro, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e Triunfo. “Tivemos uma receptividade excelente. Vamos sim fazer um trabalho sério e qualificado. Não há nenhuma diferença quanto ao diploma de um curso presencial e EAD”, afirma.

O reitor comenta também que esse modelo de ensino pode ser acessado por mais pessoas e, ao mesmo tempo, baratear custos. Além disso, a Univates tende a abrir mais dois cursos ainda este ano e mais um ou dois no ano que vem.

Lazarri apresentou também alguns dados deste ano do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os quais mostram que existem 8 milhões de universitários no país. Destes, 1,5 milhões estudam via EAD. No Rio Grande do Sul são 494 mil universitários, sendo que destes 102 mil estão em cursos a distância.

Aulas e matrículas

As aulas iniciaram no polo de Encantado no dia 5 de março e a unidade já conta com 49 alunos matriculados. Interessados têm até o dia 16 para ingressarem na universidade. As matrículas podem ser realizadas em www.univates.br/ead. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 7 07 08 09 ou pelo e-mail ead@univates.br ou ainda na Aci-e pelo 3751-2255.

Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais