Estilo elegante

Muito Prazer

Estilo elegante

Lançada há cerca de cinco anos, a atual geração do Ford Focus Sedan oferece muito em conforto e tecnologia. Medindo 4,53m e com 2,64m de entre-eixos. É largo e baixo, dando assim melhor sensação de espaço e conforto. O visual é sofisticado, refletindo também o bom pacote tecnológico disponível

Estilo elegante

Lançada há cerca de cinco anos, a atual geração do Ford Focus Sedan oferece muito em conforto e tecnologia. Adotando um estilo elegante e sofisticado.

Com o fim do Ford Escort no mercado internacional em fins dos anos 90, a marca preparou um sucessor com nome próprio, o Focus. Ele surgiu em 1998 e logo se tornou global, sendo produzido na Argentina, México, Alemanha, Espanha, Venezuela, EUA, Filipinas e Rússia.

Em 2004, o Ford Focus ganha a segunda geração, que teve as mesmas carrocerias, além de um cupê conversível. O destaque era a versão esportiva RS, com motor 2.5 de 305 cv. O modelo também usou os motores Duratec e Duratorq diesel.

Por fim, em 2010, surgiu a terceira geração, que apresentou um visual mais sofisticado com entradas de ar triangulares. Este ganhou produção novamente nos EUA, bem como uma versão RS dotada de motor EcoBoost 2.3 com 350 cv.

No Brasil, trouxe o motor 2.0 Direct Flex com até 178 cv, mas apenas com gasolina e injeção direta. O sedan foi chamado de Fastback e agora só tem motor 2.0 Duratec, mas com câmbio de dupla embreagem Powershift.

Detalhes

O Ford Focus Sedan 2018 tem um estilo elegante, medindo 4,53 m e com 2,64 m de entre-eixos. É largo e baixo, dando assim melhor sensação de espaço e conforto. O visual é sofisticado, refletindo também o bom pacote tecnológico disponível.

A grade chama bastante atenção, assim como o conjunto ótico com os faróis com LED diurnos e projetores bi-xênon adaptativos. Poucos carros em sua faixa possuem essa tecnologia em conjunto. Usa o nome Fastback para identificar o sedan, pois a Ford defende que sua traseira curta e as colunas C integradas suavemente ao porta-malas, criam um aspecto de cupê.

Com um ar mais sóbrio, elegante e sofisticado, o Ford Focus Sedan 2018 apresenta também um conjunto ótico traseiro de bom aspecto e que completa um visual muito bom, reforçado pelas três opções de rodas de liga leve aro 17 polegadas. Com isso, o sedan da Ford deixou de lado a esportividade vista no modelo anterior.

Bonito por fora, o Ford Focus Sedan 2018 também agrada por dentro. Materiais emborrachados e detalhes em preto brilhante dominam o ambiente em duplo cockpit, tendo ainda um console bem largo e destacado pela multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas bem ao centro. O display de 4,2 polegadas é o ponto principal da instrumentação, sendo uma reprodução simplificada do SYNC 3. O sistema de som Sony é outro diferencial.

O Ford Focus Sedan 2018 ganhou muitos outros itens, especialmente em conectividade, tendo agora Google Android Auto e Apple Car Play, bem como AppLink e assistente de emergência, além de outras aplicações. Mais intuitiva, a multimídia ampliou o poder de reconhecimento de voz. Outra novidade é o uso do Waze, navegador alternativo que permite rotas mais rápidas e diversos alertas, lembrando que o SYNC tem navegador GPS nativo.

O ar-condicionado dual zone é outro ganho. No Ford Focus Sedan 2018, os bancos em couro são bem confortáveis. Há também teto solar elétrico. O espaço geral é muito bom, especialmente atrás, além de oferecer um porta-malas condizente. O carro também possui frenagem automática de emergência e estacionamento automático.

Versões

O Ford Focus Sedan 2018 possui quatro versões – SE, SE Plus, Titanum e Titanium Plus – sendo que a designação SEL não existe no lineup, resumindo-se assim apenas aos pacotes SE e Titanium com suas respectivas adições Plus. Provavelmente essas designações continuarão na próxima geração, apesar da marca ter utilizado nomes no Novo Fiesta europeu, além da linha do velho continente.

Motor

O Ford Focus Sedan 2.0 2018 utiliza o motor 2.0 Duratec, agora DirectFlex. O propulsor entrega 176 cv na gasolina e 178 cv com etanol, ambos a 6.500 rpm.

Além disso, o 2.0 Duratec DirectFlex entrega 21,5 kgfm na gasolina e 22,5 kgfm no etanol, ambos a 4.500 rpm. A Ford menciona que 88% do torque aparece em 2.750 rpm. Sua transmissão é a Powershift de seis marchas e dupla embreagem.

O Duratec, que tem cabeçote em alumínio e bloco em ferro fundido, tem duplo comando de válvulas variável e até tem injeção direta, mas foi sobrepujado pelo EcoBoost. É certo que um em futuro breve, a filial brasileira deverá abandoná-lo em prol do EcoBoost, que deve chegar na versão 1.5, tendo ainda o 1.0 de três cilindros.

Ficha técnica – Ford Focus Sedan

• Motor: Dianteiro transversal, flex
• Potência: 175 cv/gasolina e 178 cv/etanol
• Torque: 21,5 kgfm/gasolina e 22,5 kgfm/etanol
• Transmissão: Dupla embreagem de seis marchas
• Direção: Elétrica
• Suspensão: Independente McPherson/diant. e Multilink/tras.
• Rodas: Liga leve aro 17
• Pneus: 215/50 R17
• Comprimento: 4,53 m
• Largura: 1,82 m
• Altura: 1,46 m
• Entre-eixos: 2,64 m
• Porta-malas: 421 litros
• Tanque: 55 litros

Acompanhe
nossas
redes sociais