Alavancar o turismo. Foi com esse objetivo que, em 2015, o Sebrae buscou uma parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales). “A partir de um encontro com lideranças regionais, começamos a direcionar recursos para o segmento e montar projetos coletivos”, conta Diego Zenkner, gestor de projetos coletivos do Sebrae.
Segundo a turismóloga da Amturvales, Lizeli Bergamaschi, na época, prefeituras e empresários foram visitados pelas entidades visando o interesse em fazer parte da ação. “Contamos com nove municípios e, até o momento, 22 empresas participantes”, revela.
Destes, três grupos de trabalhos foram criados: Vale dos Túneis e Viadutos, Caminho das Cascatas e Arroio do Meio. Mensalmente, os envolvidos se reúnem para discutir ações, trocar experiências, receber consultoria coletiva e individual, participar de visitação técnica e qualificar os serviços que oferecem.
Interessados em participar do projeto têm até o dia 04 de abril para realizar a inscrição através de contato com Zenkner pelo telefone (51) 99701-9196 ou e-mail diegoz@sebrae-rs.com.br. É necessário ter CNPJ ou código de produtor rural.
Também é preciso ter um empreendimento dentro do turismo que já esteja em funcionamento. Outra exigência é que o empreendedor tenha vontade de crescer e inovar seu negócio. “Comprar esta ideia é fazer parte de um grupo consolidado para trabalhar o turismo e consequentemente divulgar o seu negócio”, destaca, Lizeli.
Para 2018 e 2019, surgiu o projeto Turismo de Natureza. De acordo com a turismóloga, os atrativos naturais que cada município tem a mostrar e ser explorado pelos visitantes era um ponto em comum, ou seja, “sentimos a necessidade de trabalhar em cima disso visando melhorar a oferta e divulgação dos serviços e produtos turísticos oferecidos pelas empresas participantes e, consequentemente, fortalecer o turismo da região”, relata.
Vale dos Túneis e Viadutos
Não é à toa que a inspiração para se criar o nome da rota do grupo composto por Encantado, Muçum, Vespasiano Corrêa e Nova Bréscia foram os túneis e viadutos. Eles marcaram a chegada do trem e do automóvel na metade do século XIX, mas, atualmente, escondem-se entre as mais belas paisagens naturais.
A Igreja Matriz São Pedro, Memorial Santo Sudário, Ponte Brochado da Rocha, Monumento ao Churrasqueiro e o Viaduto 13 estão entre as opções para os visitantes conhecerem e se encantarem.
Para completar o passeio, a Agroindústria Sabor da Fruta, Hengu Hotel, Kiosque da Praça, Paraíso das Flores, Paraíso das Pedras e Restaurante Recanto do Nonno oferecem atendimentos familiares e hospitaleiros.
O caminho a ser percorrido fica à escolha do turista, mas pode ser agendando através da Imitur Viagens e Turismo (55) 51 3754-1112, Promove Turismo e Eventos (55) 51 9877-8126, Turismando Agência de Turismo (55) 51 9 92917605 ou diretamente com o empreendimento.
O Restaurante Recanto do Nonno virou realidade há dois anos, graças ao projeto que inspirou o casal Luis Carlos Nunes e Solange Simoni à apostar em um negócio. Partindo da necessidade de oferecer aos turistas uma opção em refeições, está situado na Linha Lucano Conedeira, em Vespasiano Corrêa.
Lanches rápidos, almoço típico italiano, produtos coloniais estão entre as opções para os turistas. O Restaurante funciona nos finais de semana e feriados, das 8h às 19h.