O projeto Mapa da Cidade, criado no ano passado se traduz, cada vez mais, numa ferramenta jornalística a favor dos bairros lajeadenses. Nasceu da ideia de ser um canal direto entre a sociedade com o poder público. Passados sete meses da criação, se fortalece a cada mês.
No último fim de semana, os três bairros contemplados foram Moinhos D’àgua, Floresta e São Bento. O caderno especial trouxe à tona as principais demandas das comunidades. Problemas crônicos e pedidos antigos se multiplicam entre os moradores, especialmente aqueles voltados ao trânsito, uma vez que ambas as comunidades são cortadas por duas rodovias estaduais.
O debate realizado com os presidentes das associações de bairro e representantes do governo municipal oficializa e documenta as reivindicações da população. Avança sobre as mais variadas áreas e temas, servindo de fórum para a sociedade e oportuniza ao poder público, a apresentação de planos e promessas para os próximos meses ou anos. O A Hora, enquanto veículo de comunicação, acompanhará a concretização – ou não – daquilo que é dito, prometido e afirmado.
[bloco 1]
Ao lado do trabalho jornalístico desenvolvido em cada bairro, o Mapa da Cidade fortalece e incentiva a vida em comunidade. Todo mês, a equipe do jornal participa de um evento tradicional em um dos bairros contemplados pelo projeto.
Por meio de brincadeiras e danças, estimula a preservação das tradições comunitárias e enaltece o fortalecimento das entidades. Na beira da ERS-413, no bairro Moinhos D’àgua, centenas de pessoas acompanharam a festa dedicada ao padroeiro São José.
Um dia de integração, no qual o voluntariado é o ponto alto. A escolha do piá e da boneca da festa, os brindes e os sorteios são frutos da dedicação de associados, que acreditam que a vida em comunidade precisa ser preservado. O A Hora apoia as iniciativas, e por meio do Mapa da Cidade, se torna parceiro permanente das entidades e dos bairros, seja para fazer jornalismo crítico e incisivo ou de entretenimento.
Editorial
Estar junto e dar voz
O projeto Mapa da Cidade, criado no ano passado se traduz, cada vez mais, numa ferramenta jornalística a favor dos bairros lajeadenses. Nasceu da ideia de ser um canal direto entre a sociedade com o poder público. Passados sete meses…