Menos sódio, mais saúde

COMA SEM MEDO

Menos sódio, mais saúde

No sal que ajuda a dar sabor à carne, no cubo de caldo de galinha que dá um toque especial ao arroz, no molho shoyu que incrementa a salada. Em muitas famílias, o sódio é um convidado frequente às refeições,…

Menos sódio, mais saúde

No sal que ajuda a dar sabor à carne, no cubo de caldo de galinha que dá um toque especial ao arroz, no molho shoyu que incrementa a salada. Em muitas famílias, o sódio é um convidado frequente às refeições, mesmo quando a intenção é servir pratos mais caseiros.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que a ingestão diária para adultos seja inferior a 2g de sódio, próximo de 5g de sal (uma colherzinha rasa). Contudo, muitos alimentos in natura já têm esse elemento. Por isso, é preciso equilibrar a ingestão para evitar a famosa retenção de líquidos, a hipertensão e as doenças renais, por exemplo.

Beber água também é fundamental. Estudiosos estimam que a cada 9g de sódio, o corpo precisa de um litro de água para diluir o sal. Optar por temperos naturais e que tenham uma composição saudável pode ser mais salgado para o bolso, mas contribui para a saúde.

Vida saudável

Na loja de produtos naturais Divina Terra, que abriu as portas em Lajeado em fevereiro, a seção de temperos é badalada. Segundo um das proprietárias, a advogada Tatiana Backes, a ideia de abrir uma franquia do tipo veio justamente de um estilo de vida mais saudável.

Além disso, seu marido precisou remover um rim, o que redobrou a atenção da família na hora de comer. “Não é ficar ‘magrinha’, é realmente cuidar da saúde”.

O caldo de galinha ou de carne, por exemplo, é vendido na versão sem glutamato, sem glúten e sem conservantes. Já o coco aminos, um molho vegetal orgânico, é uma alternativa sem sódio e sem glúten ao molho shoyu.

Outro queridinho de quem procura uma alimentação mais equilibrada é o óleo de coco extravirgem. Apresenta baixa acidez e não perde qualidade quando aquecido, podendo ser usado no preparo ou tempero dos alimentos.

E a procura por esse tipo de produtos tem sido grande, principalmente por causa do boom de blogs sobre alimentação. “Sabíamos que tinha público, mas não esperávamos tanto”, comenta.

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