Água retorna a 106  famílias e drama acaba

santa clara do sul

Água retorna a 106 famílias e drama acaba

Após uma semana de torneiras secas, mais de cem famílias do interior voltam a ter abastecimento de água. Novo poço artesiano foi perfurado em Nova Santa Cruz e normaliza o fornecimento desde ontem

Água retorna a 106  famílias e drama acaba
Vale do Taquari

A implantação de novo poço foi concluída ontem, 5, no interior do município. Durante uma semana, 106 famílias ficaram sem abastecimento após a secagem de uma vertente de mais de 25 anos. A estrutura promete pôr fim ao drama vivenciado por produtores rurais de Chapadão e localidades vizinhas.

A perfuração do artesiano iniciou na sexta-feira, 2, após a liberação de licença ambiental pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, e concluída no sábado à tarde. Ontem, foi instalada a bomba para abastecer as caixas d’água dos usuários e os mais de dez chiqueirões ligados ao sistema.

Com 192 metros de profundidade, o novo poço fica localizado ao lado do antigo, em Nova Santa Cruz, e aproveita o sistema de encanamento já existente. A vertente capta água do aquífero Guarani, com capacidade de vazão de 50 mil litros por hora.

A estrutura foi instalada pela empresa Chafariz, de Lajeado, contratada pela Associação da Água de Chapadão. De quarta-feira passada, 28, até ontem, o governo usou um caminhão-pipa para transportar água do centro ao reservatório local até que o novo poço entrasse em funcionamento.

Para o secretário-interino de Obras, Agricultura e Meio Ambiente, Silvio Dornelles, o Executivo fez o possível para auxiliar as famílias que ficaram sem abastecimento. Mesmo que o fornecimento de água seja de responsabilidade da associação, não foram medidos esforços para amenizar a situação, garante. “A população é nossa, então, a gente teve que dar o suporte necessário”, afirma.

03_AHORA

De acordo com o presidente da associação, Adelar Barckert, a secagem do poço antigo prejudicou muito as famílias da região. Segundo ele, a expectativa é de que a perfuração do novo artesiano resolva de forma definitiva o problema.

O proprietário da empresa Chafariz, Gilmar Trojaike, afirma que os três reservatórios de 20 mil litros ficaram cheios ontem no fim da tarde. “Agora teremos água para todo mundo”, assegura. Foram necessárias quatro pessoas para realizar a perfuração. Segundo ele, nove dos 192 metros de profundidade são reservados à proteção sanitária.

Entenda o caso

No dia 1º, A Hora publicou matéria sobre os impactos da falta de água na comunidade de Chapadão. A rotina de 106 famílias de produtores foi alterada após a secagem do principal poço da localidade. Muitos tiveram que recorrer a vertentes particulares de vizinhos para garantir a sobrevivência dos animais.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais