Executivo ajusta roteiros e pais desistem de ação

Encantado

Executivo ajusta roteiros e pais desistem de ação

Ônibus voltam a passar pelos bairros a partir de segunda-feira

Executivo ajusta roteiros e pais desistem de ação
Encantado

Em função do cadastramento dos alunos na Secretaria de Educação e Cultura, o transporte escolar recebe ajustes a partir do dia 5. Eles atendem parte das solicitações dos pais.

Mais de 200 cadastros foram feitos entre os dias 19 e 25 de fevereiro. Com a base de dados, foram identificadas as reais necessidades do transporte escolar para os referidos alunos e resolvidas as solicitações.

A dona de casa, Isolete Fátima Fernandes, 45, moradora da Barra do Jacaré, tem a filha de 14 anos matriculada no 1º ano do Ensino Médio no colégio Scalabrini. Nos primeiros dias de aula, ela levou a filha e cinco colegas para a escola de carro. Agora o problema foi resolvido.“Estou satisfeita. Conseguimos resolver essa questão para a minha filha e as colegas que vão pegar o ônibus perto de casa”, diz Isolete.

A manicure, integrante da Comissão dos Pais, Cristina Andrade Cornelli, 26, destaca que a ação popular prevista para ser levada junto ao Ministério Público foi adiada. Famílias de vários bairros haviam feito um abaixo-assinado com cerca de 150 assinaturas, caso a situação não fosse resolvida.

Conforme a secretária de Educação e Cultura, Neide Maria Graciola, os ajustes atendem o decreto que trata sobre o zoneamento. “Em cada bairro, foi definido um local onde os estudantes daquela localidade deverão aguardar o transporte em conjunto; não haverá paradas individuais”, explica.

De acordo com ela, as adaptações, entretanto, não fogem do objetivo principal do zoneamento. Para Neide, essa finalidade é fazer com que o aluno fique mais próximo da família e comunidade, estudando na escola mais perto de casa.

Nessa terça-feira à noite, ocorreu reunião com os vereadores no Centro Administrativo Municipal. Eles foram informados sobre os ajustes no zoneamento e também foram ouvidos sobre o assunto.

Zoneamento

Neide destaca ainda que o zoneamento foi implantado no Ensino Fundamental com a proposta de valorizar a escola de cada bairro e estimular a atuação do Círculo de Pais e Mestres (CPMs). “Envolver a comunidade com a escola e contribuir para que os pais estejam, principalmente, mais próximos de onde seus filhos estudam”, completa.

O prefeito Adroaldo Gonzatti enfatiza que a administração buscou um caminho que, acredita, deverá tranquilizar os pais. “Entendemos que a população estava acostumada a uma rotina, então, fizemos alguns ajustes.”

Segundo Gonzatti, o decreto 148/2017 regulamenta o transporte escolar dos alunos das redes municipal e estadual de ensino, assegurando o direito a todos os que necessitam do serviço.

Conforme o documento, têm direito ao transporte escolar os estudantes que residem a mais de dois quilômetros da escola estadual mais próxima, e a mais de um quilômetro municipal mais próxima. Também alunos que não conseguiram vaga na escola mais próxima, devem apresentar um comprovante expedido pela escola, informando a ausência de vaga.

Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais