O Toyota Etios Sedan 2018 tem novo visual dianteiro em todas as versões na linha 2018 – X, XS, XLS e Platinum. O sedã compacto teve algumas alterações, entre rodas, acabamento interno, motorização, câmbio, e outros. O conjunto ficou mais equilibrado e dá ao modelo uma aparência mais harmoniosa.
O Etios Sedan 2018 tem agora uma nova dianteira, com grade atualizada e formato mais afilado. O para-choque dianteiro é novo, bem como o traseiro. A versão XLS ganha as saias laterais que antes estavam disponíveis apenas na versão Platinum. Já a Platinum recebe cromados na grade dianteira e também tapetes de carpete.
O Etios Sedan, assim como o hatch, é um desenvolvimento da Toyota para Índia e Brasil, além de outros mercados emergentes. Na Índia, o modelo chamou a atenção por ser o primeiro sedã compacto da marca japonesa no mercado, buscando assim oferecer um melhor custo-benefício.
A frente é a mesma do Etios 2018, mas com uma carroceria diferente do hatch. Com 4,37 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura e 2,55 m de entre-eixos, o Etios Sedan 2018 tem entre-eixos maior e assim mais espaço para quem vai atrás. Além disso, conta com 562 litros no bagageiro, bem grande. O sedã compacto da Toyota chama atenção pela grade em “V” e para-choque mais aerodinâmico e esportivo.
Por dentro, o Etios Sedan 2018 é simples e prático. O cluster recebeu uma atualização na linha 2018, o que tornou o quadro de instrumentos mais atraente. O volante também ficou melhor na atualização.
No interior, os bancos são confortáveis, sendo o espaço no banco traseiro o melhor atrativo. Já o bagageiro é mesmo um dos maiores do mercado. Amplo e com ótimo espaço, pode levar malas ou compras grandes sem o menor temor de faltar espaço.
Segundo o gerente comercial da concessionária Toyota Motolândia, Valdir Costantim, o Etios apresenta alguns itens que o diferenciam dos concorrentes. O gerente destaca o baixo consumo de combustível, o plano de manutenção e o amplo espaço interno, aliados à conhecida qualidade da Toyota. “O carro ganhou destaque em segurança na Latin Ncap pelo seu baixo custo de manutenção, durabilidade e o mais baixo índice de poluentes.”
Ainda segundo o gerente, mesmo com a economia em baixa, a venda do modelo surpreende o mercado. “O cliente procura o Etios pela confiabilidade da marca.”
Motor
O Toyota Etios Sedan 2018 dispõe do propulsor 1.5 Dual VVT-i flex, que rende até 102 cv a 5.600 rpm e 107 cv a 5.600 rpm, bem como 14,3 kgfm a 4.000 rpm e 14,7 kgfm, a 4.000 rpm, respectivamente com gasolina e etanol.
Ele é oferecido com transmissão manual de seis velocidades ou automática de quatro marchas. Essa caixa é oferecida em mais da metade da gama de versões do sedã, dando assim ao consumidor a opção de um automático com bom custo-benefício.
Essa motorização ainda é muito versátil e conta com grande oferta de peças e componentes na cadeia produtiva mundial. Já o câmbio automático é muito resistente e já consolidado, equipado inclusive no híbrido Lexus LS 500h 2018.
Impressões ao dirigir
A Motolândia Lajeado cedeu para test drive o Etios Sedan na versão Platinum, a top de linha. Como a mais cara, ela recebe alguns itens não disponíveis nas versões mais baratas, como rodas com desenho exclusivo, manopla de câmbio com couro e detalhes cromados na grade. No interior, tem tapetes de carpete e sistema multimídia Toyota Play, com rádio, MP3, USB, Bluetooth, TV digital e GPS integrado.
Quanto ao desempenho, anda muito bem com o propulsor 1.5 Dual VVT-i. O 1.5 precisa de um pouco de rotação para responder de forma adequada, mas assume seu papel de opção mais potente da linha Etios no geral. O sedã é maior, mas um pouco mais pesado que o hatch.
Galeria de fotos
A performance foca mais em economia de combustível, com relações mais longas. O câmbio manual automático é bom. O Etios Sedan 2018 se comporta de forma razoável. Tendo um entre-eixos maior que o hatch, garante melhor dirigibilidade.
A traseira é bem saliente, mas o conjunto de suspensão tem bom ajuste e garante a estabilidade necessária. Carregado, a traseira tende a abaixar, mas não tanto quanto alguns concorrentes. A condução ainda é aceitável para uma viagem na estrada.
No geral, o Toyota Etios Sedan 2018 é um bom carro para dirigir na cidade e ainda se sai bem na estrada. Ele é leve e agradável ao volante, cuja assistência elétrica é precisa e progressiva. A estabilidade é uma das melhores do mercado e ele ganha o cliente pelo bom desempenho. Os freios são bem equilibrados para a proposta do modelo. Para uma família de tamanho médio ou para frotistas, torna-se um sedã bem adequado. É econômico, espaçoso e robusto.
Ficha técnica – Toyota Etios Sedan Platinum
• Motor: 1.5L 16V Dual VVT-i Flex
• Potência: 107 cv/etanol e 102cv/gasolina
• Transmissão: automática de quatro velocidades
• Suspensão: McPherson/Eixo de torção
• Direção: eletroassistida progressiva
• Freios: Discos ventilados/tambor
• Pneus: 180/60 R15
• Comprimento: 4,36 m
• Largura: 1,69 m
• Altura: 1,51 m
• Entre-eixos: 2,55 m
• Porta-malas: 562 l
• Tanque: 45 l