“Desenhar é um momento de liberdade”

Notícia

“Desenhar é um momento de liberdade”

Autodidata, Lucas Baldissera, 26, de Lajeado, aprendeu sozinho a desenhar e transformou o hobby em profissão. • Como começou a paixão por desenhos? Desde guri gostava de desenhar. Sempre gostei dessa parada mais voltada para a arte, mais humanas, aí…

“Desenhar é um momento de liberdade”

Autodidata, Lucas Baldissera, 26, de Lajeado, aprendeu sozinho a desenhar e transformou o hobby em profissão.
• Como começou a paixão por desenhos?
Desde guri gostava de desenhar. Sempre gostei dessa parada mais voltada para a arte, mais humanas, aí fui desenvolvendo. Na época de escola, tinha um amigo que desenhava muito bem, e sempre tentei imitar o retrato dele, então, ali que tudo começou. No desenho, posso colocar minha ideia de uma forma que as pessoas não precisam dizer se está certo ou errado. Desenhar é um momento de liberdade, em que posso dizer o que realmente penso.
• Você fez algum curso ou foi se aperfeiçoando com o tempo?
Curso, só na faculdade de Design mesmo. Nunca parei para fazer curso de desenho. Meus desenhos são originais, tento fugir da mesmice para me diferenciar com esse tipo de trabalho.
• Quais os tipos de desenho que faz? Por que essa escolha?
Meus desenhos são bastante detalhados. Dificilmente você verá um trabalho voltado ao realismo, óbvio que daqui a um pouco eles vão ter um sombreado, mas realismo mesmo não costumo usar. Meu trabalho é bastante traçado com muito preto e branco. Quando alguém pedir colorido, incluo cor, mas geralmente o trabalho é preto e branco com traços bem definidos. Escolhi isso, pois basicamente vejo que as pessoas gostam de detalhes, gostam de observar e interagir com isso de alguma forma.
• O que te inspira a desenhar?
Depende, daqui a pouco tem um assunto que está em alta e o cara quer expressar de uma forma, isso rende uma inspiração. Ou até mesmo um cliente vai pedir uma arte com um determinado tema e vou atrás de referências para fazer esse tipo de desenho, obviamente com meu traço, mas aí tenho todo um trabalho de pesquisa.
• Quem são suas referências?
Não tenho referências. Gosto muito de viajar na internet. Buscar técnicas, tintas, materiais diferentes para usar. Daqui a pouco tem um material que vai dar um traço diferente, aí vou usar isso para dar um efeito.
• Tem algum desenho que você quer fazer? Qual?
Não tenho um desenho específico para fazer. Na verdade, seria muito legal mesmo pegar um avião e ir para algum lugar desenhar. Por exemplo, alguém de fora do estado ou do país ver meu trabalho e me contratar. Aí terei todo um deslocamento, uma logística para poder realizar o trabalho. Esse é um desenho que gostaria de fazer, poder me deslocar para algum lugar, seria um passeio e ao mesmo tempo trabalho. Conhecer lugares diferentes por meio do desenho seria algo fantástico.

Ezequiel Neitzke: ezequiel@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais